A Escola da Colina, de São José dos Pinhais, realizou uma parceria com a Maternidade Hospital São José, no dia 1º de agosto, para a realização de cursos de Shantala (massagem de origem indiana). O projeto Shantala, que vai beneficiar as mães de bebês nascidos neste hospital, é uma iniciativa da Escola, que desde a sua fundação, oferece o curso às mães sejam elas funcionárias ou mãe de alunos.
A massagem Shantala é novidade na maternidade do Hospital São José, e os benefícios que a técnica irá proporcionar as mães e bebês são muitos. "A comunicação através da fala e da visão são mais valorizadas nas culturas ocidentais do que a que é feita através do tato. Assim, a Shantala é ponto favorável para que essa condição se inverta," comenta a diretora da Escola da Colina Eliana Nogueira Abaurre
A cada mês, a equipe da Escola da Colina estará ministrando o curso de Shantala na Maternidade do Hospital São José. No curso inaugural do projeto, ministrado para 15 mães, ficou evidente a satisfação de cada uma delas, com o novo conhecimento, que visa unicamente o bem estar de mãe e bebê.
Benefícios da Shantala
Essa massagem faz parte da cultura indiana. É um ensinamento passado de geração para geração. A técnica foi batizada com esse nome pelo obstetra francês Fréderick Leboyer, na década de 70, após observar uma moça chamada Shantala massageando seu bebê de uma forma diferente. Ele escreveu um livro sobre o assunto e assim a técnica começou a se popularizar. Além de promover a integração entre os pais e suas crianças, a massagem é capaz de aliviar cólicas, regularizar o sono, equilibrar o desenvolvimento psicomotor, acalmar e eliminar tensões do bebê.
As aulas de Shantala para gestantes atendidas pela Rede Pública de Saúde do Município São José dos Pinhais, irão contribuir para o alcance do ODM 4 (Reduzir a Mortalidade Infantil) e 5 (Melhorar a Saúde das Gestantes).
Envie para um amigo