O Movimento Nós Podemos Guarapuava, em parceria com o SESI/ SENAI, recentemente está levando á vários municípios da região trabalhos, projetos, ações e eventos que beneficiam os moradores destas cidades.
O Movimento trabalha em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), os 8 jeitos de mudar o mundo, que são um conjunto de macro objetivos, a serem atingidos pelos países até o ano de 2015, por meio de ações concretas dos governos e da sociedade.
A pedagoga do SESI e também coordenadora da Júnior Achievement, Jeslaine Almeida Araújo , é a responsável pelos projetos especiais SESI/SENAI e acredita que estes trabalhos estão proporcionando uma variedade de realidades e mais acesso ao desenvolvimento: "Estamos apenas no inicio de uma parceria que já trouxe e trará muitos resultados.", conta ela. Da mesma maneira a pedagoga do SENAI e coordenadora do projeto Caminhos da Profissão, Sandra Mara Brezinski Soares, acredita que o com o trabalho em equipe os resultados são atingidos de forma mais sistêmica, pois conseguem evidenciar melhor quais são as reais necessidades dos municípios e isso aperfeiçoa os esforços no atingimento das metas de cada setor.
Dentre as ações desenvolvidas, destacamos o projeto Caminhos da Profissão, que acontece nas cidades de Goioxim, Campina do Simão e Reserva do Iguaçu. O programa Introdução ao Mundo dos Negócios, da Jr. Achievement aplicado em Santa Maria do Oeste. No município de Reserva do Iguaçu, foi formado um núcleo para a capacitação em programas da Jr. Achievement para posterior aplicação dos programas nas escolas locais. Na cidade de Turvo um evento do Sicredi foi realizado, em alusão ao Ano Internacional das Cooperativas, através da articulação do MNPG e do SESI Lazer, um momento de descontração com dinâmica e ginástica, lazer e bem estar aos participantes.
Para a articuladora do Movimento, Graziela Pilati De Lima, os resultados são gratificantes: "É realmente uma cooperação e um esforço de toda a equipe para levar os serviços do SESI/SENAI para municípios de baixo IDH, contribuindo assim para a qualidade de vida e desenvolvimento das localidades foco do ODM em 2012.", explica Graziela.
Envie para um amigo