A Escola da Colina, localizada em São José dos Pinhais, está desenvolvendo o projeto Horta Solidária, trabalho que contempla e valoriza a natureza e sua preservação. A ideia foi discutida em 2011 e está sendo concretizada neste ano.
O projeto visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe
Pautados na metodologia Eco Escolas, a equipe docente, procurava uma forma ecologicamente correta de descartar os resíduos orgânicos produzidos na escola. Assim, surgiu a ideia de fazer uma composteira (produtora de adubo). Como forma de colaborar para o alcance dos ODM e sabendo da importância de uma alimentação saudável, os alunos da Escola foram motivados a cultivar diferentes espécies de hortaliças. A nutricionista da escola faz palestras para os estudantes sobre a importância de uma alimentação saudável e o valor nutricional de cada espécie. E em sala de aula, por meio da leitura de livros e jornais estudam a situação enfrentada por uma grande parte da população que sofre com a falta de alimentos.
A escola conseguiu importantes parceiros e percebeu os conceitos de responsabilidade social brotando em nos alunos que se mostram solidários com a problemática que envolve estas questões. Atualmente está organizando a colheita que provavelmente acontecerá no segundo semestre. Depois de colhidas as hortaliças serão doadas para instituições de caridade do município, juntamente com um folheto informativo que será confeccionado pelos alunos.
A coordenadora do projeto, Simone Zanardini, conta como é gratificante desenvolver este trabalho: "Todos nós sabermos que estamos fazendo nossa parte, mesmo que pareça pouco.", conta Simone. Por meio deste trabalho a Escola da Colina conscientiza seus alunos, envolvendo-os com temas como: alimentação saudável, solidariedade e respeito mútuo.
Envie para um amigo