O Núcleo Regional de Educação Cajuru, de Curitiba, realizou ontem(21), o IV Encontro de Agentes de Leitura Educação de Jovens e Adultos (EJA) , na Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag. As nove escolas participantes apresentaram os trabalhos realizados relacionados com cada um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). "Precisamos valorizar a EJA como uma modalidade de ensino muito importante para a alfabetização e neste ano optamos por utilizar a temática dos ODM para incentivar a leitura", destacou a coordenadora do núcleo, Vera Lúcia de Oliveira.
A divulgação dos ODM e a realização das ações foram incentivadas pelos agentes de leitura das escolas, com o apoio dos professores. O trabalho iniciou há 3 meses e os resultados já são observados. Os alunos confeccionaram murais com vagas de empregos, produziram livro de contos, construíram cartazes, pesquisaram a biografia da Zilda Arns, analisaram os indicadores de mortalidade materna e gravidez na adolescência, trocaram os copos descartáveis por copos reutilizáveis, entre outras ações.
Além disso, os alunos criaram o pacote dos ODM de A à Z, inspirado no Projeto do Paço da Liberdade do SESC PR em um processo de pesquisa, reflexão e diálogo sobre o papel de cada cidadão para o alcance dos ODM. "A construção deste alfabeto é o olhar dos alunos sobre o que pode ser realizado em prol dos ODM", salientou Vera.
As ações em prol dos ODM terão continuidade pelos alunos, agentes de leitura e professores da EJA das escolas municipais Irati, Rachel Mader Gonçalves, Donatilha Caron dos Anjos, Senador Enéas Faria, Professora Maria Marli Piovezan, Prefeito Linneu F. do Amaral, Maria de Lourdes Pegoraro, Michel Khury, Coronel Durival B. e Silva e Prefeito Omar Sabbag.
Parabéns à EJA Cajuru pela iniciativa! Deixar a "zona de conforto" da sala de aula e buscar meios para valorizar esses Jovens e Adultos, mostrando o quanto são capazes e importantes para a sociedade, merece nosso louvor! Coordenação e Educadores da EJA Cajuru, vocês, certamente, são Luz e Ponte! Deus abençoe esse árduo trabalho!
Gostaria de congratular-me com as professoras Elaine, Maria Cleonice e Letícia, em extensão com a E.M.Rachel Mader, pelo exuberante trabalho dispensado à frente da EJA, denotando carinho, responsabilidade e acima de tudo sacerdócio docente. Fico feliz em ser partícipe deste grupo que tem contribuído para o crescimento educacional de uma parcela importante desta comunidade. A vocês, meus protestos de reconhecimento pela dedicação e brilhantismo em prol de uma parcela da sociedade que depende e muito do vosso trabalho. Se vivo fosse o extraordinário poeta português Fernando Pessoa, certamente diria que vocês são o rio desta aldeia. Rio importantíssimo. Então, que esta fragrância exale o aroma do conhecimento, transbordando de saber a mente dos necessitados em adquirir sabedoria. Se porventura "aparecer" os melancólicos do desconforto dizendo que poderia ser melhor, não se apequenem. Para tais deixo o final do poeminha do magnânimo Mário Quintana: "Vocês passarão, elas, passarinho." Parabéns, só fica para posteridade os docentes que insignam. Os demais, o vento leva. E tenho dito!
Envie para um amigo