Os alunos do Colégio Sesi de Rio Branco do Sul participaram no último dia 14, na Associação dos Servidores Municipais (Asem), de um Círculo de Diálogo sobre a cultura da paz e o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio - ODM 8 (Todos trabalhando pelo desenvolvimento). O objetivo do evento foi refletir sobre a importância e efeito da cultura de paz, dialogar sobre a prevenção as drogas e valorizar a vida e saúde. O Círculo de Diálogo foi realizado para 54 alunos do 1º ano do Ensino Médio e este foi o primeiro de uma série de eventos que serão realizados em 45 Colégios Sesi neste mês de junho com continuidade no segundo semestre.
O coordenação do Colégio Sesi de Rio Branco do Sul foi a responsável pela condução dos trabalhos, com o apoio de professores. A iniciativa é da Gerência de Operações Inovadoras do Colégio Sesi (GOI) e conta com o apoio do Movimento Nós Podemos Paraná e do Arranjo Educativo Local, projetos do Sesi-PR, além da área de Desenvolvimento Organizacional da Fiep. O Círculo de Diálogo foi um espaço de reflexão sobre a cultura de paz através de dinâmicas e outras atividades práticas como confecção de cartazes.
"Os alunos demonstraram uma confiança muito grande em compartilhar com os seus colegas e professores os seus sentimentos e isso foi muito positivo, pois é desta forma que trabalhamos no Colégio Sesi: pensando, construindo e compartilhando juntos", destacou a coordenadora do Colégio Sesi Rio Branco do Sul, Juliana de Oliveira Lima.
Os alunos se propuseram, no final do Círculo de Diálogo, a realizar algumas ações na comunidade, tais como: palestras e Círculos de Diálogo em escolas da rede pública e particular sobre cultura de paz e visitas a casas de reabilitação de dependentes químicos.
"A paz também é a satisfação de fazer algo pelo seu próximo e o Círculo de Diálogo foi muito importante porque incentivou a ação, a nossa atitude sobre este tema", disse a aluna Raíssa Maria Miranda Roza.
Uma das atividades que será realizada após o Círculo de Diálogo, no segundo semestre, é a oficina de aprendizagem EnContraMão. O objetivo da oficina é propiciar ambientes de aprendizagem e reflexão favorecendo o desenvolvimento de autonomia, confiança e cooperação sobre situações ocasionadas pelo uso de álcool e outras drogas.
No dia 25 de junho, o Círculo de Diálogo será realizado para os alunos do Colégio SESI de Campo Largo e no dia 26, em Guarapuava.
Envie para um amigo