O Movimento Nós Podemos Paraná, Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) e o Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV) realizaram ontem (16), em Pato Branco, o Seminário Multiplicação Voluntária. O objetivo do Seminário foi fomentar a criação de um centro de ação voluntária no município.
Foram apresentadas ferramentas para a promoção do voluntariado e os participantes foram incentivados a criar o Centro de Ação Voluntária de Pato Branco. "Quem faz a diferença são as pessoas, por isso foi muito importante perceber como este grupo está comprometido com a causa", destacou a coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago Udenal.
O Fórum de Desenvolvimento de Pato Branco há alguns anos, criou um centro de voluntários, porém a iniciativa não foi adiante. "Queremos resgatar o centro criado pelo Fórum, agora com a participação de mais entidades e pessoas interessadas", destacou o representante do Fórum, Leomar de Souza Medeiros.
De acordo com a gerente do Sesi Pato Branco, Márcia Painim é necessário incentivar os jovens a realizarem trabalho voluntário, por isso a criação do centro é muito importante.
Segundo a palestrante do CAV, Maria de Lourdes Drabik, a ferramenta de gestão de voluntários apresentada ao grupo permite a divulgação de vagas para voluntários nas entidades e que os candidatos a voluntário possam se cadastrar. "Isso permite uma maior visibilidade ao centro e a divulgação de boas práticas", destacou.
A próxima etapa será uma a realização de uma capacitação em Curitiba para os interessados em reaplicar o conhecimento para os demais integrantes do grupo.
Envie para um amigo