O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sesi-PR, realizou ontem (18), em Adrianópolis, a oficina "Aprendendo a Empreender" que tem o objetivo de promover o empreendedorismo com base na cooperação, a partir da valorização dos esforços individuais e coletivos e da sensibilização de pessoas para o pensamento e comportamento cooperativo. A oficina foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social e contou com a presença de 20 artesãs de três comunidades rurais do município: Porto Velho, Córrego das Moças e Bairro do Roque.
Segundo a secretária de Promoção Social, Karoline Pinheiro Crevelin, a oficina foi o primeiro passo para preparar este grupo na instalação de uma associação ou cooperativa de artesãos em Adrianópolis, gerando assim, uma oportunidade de renda para estas mulheres. Hoje elas vendem o material na própria Secretaria de Promoção Social, em uma feira, e nas próprias casas.
A oficina consiste em dinâmicas, reflexões e diálogo sobre como cooperar para ter sucesso em empreendimentos futuros e já existentes. "Buscamos valorizar o espírito da coletividade, destacando os talentos que já existem e quais as necessidades do grupo", destacou a articuladora do Movimento Nós Podemos Paraná, Silvia Pessoa Teuber.
O grupo elaborou três planos de ação durante a oficina: construir a Casa do Artesão, um barracão para a produção do artesanato no bairro Porto Velho, e que o grupo assuma o compromisso de se reunir frequentemente. "A oficina foi uma oportunidade de fortalecer ainda mais o nosso trabalho e de nos conhecermos melhor", disse a artesã Celina Ferreira Ribeiro.
O próximo encontro do grupo será no dia 25 de maio, às 13h30min, no bairro Porto Velho.
Envie para um amigo