O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sesi-PR, está mobilizando ações para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em todo o Estado do Paraná. No mês de abril, as ações estão foram focadas no ODM 6 (Combater a Aids, Malária e outras doenças), pois no dia 7 de abril foi comemorado do Dia da Saúde. Na região, os municípios de Guarapuava e Campina do Simão realizaram ações.
Em Campina do Simão foi realizada uma caminhada, em parceria com a Prefeitura, de sensibilização em favor da qualidade de vida e preservação do meio ambiente. No dia 26 de abril, será realizada uma ação promovida pelo Nós Podemos Campina do Simão, Prefeitura e Faculdade Campo Real, de prevenção a saúde, como atividades físicas e dicas de alimentação saudável para a população.
Em Guarapuava, os profissionais do SESI Lazer, durante as atividades com os trabalhadores das empresas Repinho e Guaratu, apresentaram as vantagens da atividade física e benefícios de uma vida saudável. No final da apresentação, os trabalhadores receberam o livro "Sedentarismo", da coleção Sesi Embarcando para a Vida Saudável.
De 11 a 18 de abril, os pais e alunos da Educação Infantil do Sesi Guarapuava também receberam orientações sobre saúde. No dia 12 de abril, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Faculdade Campo Real foi realizada uma ação no centro da cidade com o repasse de informações sobre envelhecimento saudável para a população, além da divulgação dos ODM.
No dia 29 de abril, a Paróquia Santana realizará uma série de atividades voltadas para a saúde, em parceria com faculdades do município e outras empresas/instituições, como: aferição de pressão, avaliação nutricional e orientação de primeiros socorros para a comunidade do bairro Santana. As ações fazem parte do Projeto Viva a Vida.
No mês de maio, o foco das ações será o ODM 5, pois no dia 28 é o Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna.
ODM
Os ODM foram definidos em 2010, durante a reunião de Cúpula da ONU, onde líderes de 189 países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema miséria até 2015. São objetivos que abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.
Envie para um amigo