Mais de 500 pessoas participaram da segunda caminhada pela Valorização da Mulher, realizada pelo Movimento Nós Podemos Curiúva, no dia 08 de março. O movimento, formado pelo poder público municipal e sociedade civil organizada, amplia as comemorações a cada ano. O evento da última quinta-feira contou com a caminhada, exames e orientações sobre saúde feminina, além da exposição de artesanato local e sorteio de brindes.
A coordenadora do Nós Podemos de Curiúva e da Associação Internacional de Caridade (AIC), Marilda Bot Borges, enfatizou a importância da data que simboliza a luta feminina por melhores condições de trabalho.
No município, a responsável pela saúde feminina é a técnica em enfermagem, Ivonete Rodrigues da Silva. Segundo ela, a procura pelos exames que diagnosticam o câncer ainda não é satisfatória. "Muitas vidas já foram salvas através do diagnóstico precoce", conta Ivonete. A técnica em enfermagem ressalta que o exame ginecológico deve ser realizado ao menos uma vez por ano, logo que a paciente inicia a vida sexual.
O Movimento Nós Podemos Curiúva é composto por departamentos municipais e entidades assistenciais - Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Associação de Caridade (AIC) e Pastoral da Criança. Tais entidades realizam trabalhos voltados ao público feminino como alfabetização para adultos, aulas de artesanato, acompanhamento nutricional, ginástica para idosos, monitoramento gestacional, entre outras.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Curiúva.
Envie para um amigo