A Secretaria da Saúde do Paraná organizou durante a última semana o 1º Encontro de Qualificação do Processo de Parceria com Ongs que trabalham com a prevenção e o controle de DST/Aids. Representantes de 42 Ongs receberam orientações sobre o fluxo, planejamento e legislação para as ações no ano de 2012.
As entidades reunidas no evento trabalham diretamente com a comunidade em que vivem e são engajadas na promoção e prevenção da saúde, direitos humanos e controle social para o público heterossexual, soropositivos, crianças e adolescentes, usuários de drogas, homossexuais e profissionais do sexo.
" Avanços na prevenção e no controle da transmissão vertical (mãe para filho) do vírus HIV se deve também às parcerias do governo com sociedade civil organizada. E ela não se limita ao programa de controle de DST/Aids" , destacou superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
A coordenadora do Programa Estadual de Controle de DST/Aids, Elisete Maria Ribeiro, enfatizou que o processo de qualificação da parceria com as Ongs pretende consolidar uma relação de trabalho ético interinstitucional. " Organizaremos muitos outros [encontros] como este para estreitar as relações com as Ongs" , destacou.
No período de verão e carnaval a Secretaria promoverá diversos eventos para lembrar a prevenção e o controle das DST/Aids. De acordo com Elisete, muitas pessoas são contaminadas ou transmitem o vírus HIV por falta de informação, atitude ou compromisso com a saúde do outro. " As Ongs tem atributos de vinculação com as necessidades das famílias que sofrem as consequências do HIV e Aids. Elas estão mais próximas das famílias e assim devem se comprometer com a proteção prevenção e assistência" , ressaltou.
Fonte: Isaude.net
Envie para um amigo