O modelo de trabalho realizado pelo Movimento Nós Podemos Paraná e o Sesi-PR para mobilizar jovens em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) servirá de exemplo para o desenvolvimento de um projeto semelhante em São Paulo. Nesta terça-feira (13), a diretora da divisão de nutrição e responsabilidade social do Sesi São Paulo, Tereza Toshiko Watanabe, e o assessor da presidência da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Carlos Alberto Demeterco, estiveram em Curitiba para conhecer o resultado da metodologia Oficinas de Aprendizagem, aplicada no Colégio Sesi Ensino Médio, e sua relação com os ODM.
Eles participaram do encontro em que 80 alunos da unidade do Colégio Sesi Esic -Hauer, de Curitiba, apresentaram os resultados dos trabalhos, em sala de aula, com temas relacionados aos ODM.
"Queremos levar essa prática do ODM e criar o Nós Podemos São Paulo", disse Tereza. "O Paraná já é referência no trabalho com os Objetivos do Milênio e agora chama a atenção pelo envolvimento de jovens no projeto. Achei fantástico como os alunos estão trabalhando temas atuais de responsabilidade social e meio ambiente", afirmou ela.
O encontro teve a presença da professora Márcia Rigon, que desenvolveu a metodologia "Oficina de Aprendizagem"; da gerente de Operações Inovadoras do Colégio Sesi, Lilian Luitz; da gerente de projetos Estratégicos do Sesi-PR, Maria Cristhina Rocha, e do ex-presidente do Sistema Fiep, Rodrigo Rocha Loures.
ODM em sala de aula - A metodologia de ensino aplicada no Colégio Sesi é a da Oficinas de Aprendizagem. A base é o trabalho em equipe, que reúne alunos de diferentes séries (interseriação). A cada trimestre é lançado um tema desafio e o aprendizado se dá no processo em que os alunos têm de responder a esse desafio.
Os Objetivos do Milênio foram trabalhados em sala de aula, como temas de diversas Oficinas de Aprendizagem. Na Oficina denominada "Eureka", por exemplo, os alunos tiveram que desenvolver produtos que aliassem tecnologia e sustentabilidade. Como resultado, surgiu um bueiro inteligente, um telhado reciclável que utiliza caixas de leite para refletir a luz e um ralo que filtra a água para poder ser reutilizada.
Já na Oficina "Amazônia", os alunos tiveram como desafio conscientizar e informar os demais estudantes sobre meio ambiente, responsabilidade social, sustentabilidade e empreendedorismo. A Oficina ODM também teve como foco o meio ambiente e um dos projetos desenvolvidos foi o recolhimento de óleo de cozinha.
Durante o encontro desta terça-feira, os alunos fizeram um Círculo de Diálogo para desenvolver um plano de ação para melhorias no bairro Hauer, onde a unidade ESIC está instalada. Como resultado, surgiram propostas de duas ações que envolverão os alunos e professores: a produção de um jornal para apresentar os projetos que acontecem no bairro e a realização de eventos comunitários na praça Alfredo Hauer localizada em frente ao Colégio.
A interação entre os alunos e o envolvimento em projetos com a comunidade foram ressaltados por Carlos Alberto Demeterco. "Essa metodologia que fortalece o trabalho em equipe é muito interessante. A experiência do Sesi Paraná não pode ficar só aqui, precisa ser repassada para outras escolas e outros Estados", destacou.
"Os projetos apresentados hoje são resultado de um trabalho bem feito realizado por alunos e professores ao longo do ano. Precisamos compartilhar o que fazemos para que, um dia, consigamos mudar o panorama da educação, tornando-a transformadora", afirmou Maria Cristhina Rocha, gerente de projetos de articulação estratégica do Sesi-PR.
O ex-presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, elogiou o trabalho desenvolvido pelos alunos e pela equipe do Sesi-PR. "Estamos hoje apresentando a metodologia do Colégio Sesi e o trabalho para o alcance dos ODM para que o Sesi São Paulo possa utilizá-lo. Isso será muito importante pelo âmbito nacional que a Fiesp possui", disse Loures.
Prêmio Construindo a Nação - Os alunos do Colégio Sesi Ensino Médio participaram, em 2010 e neste ano, de Círculos de Diálogo promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraná, a fim de se capacitarem a trabalhar com o tema Objetivos do Milênio. Os Círculos de Diálogo são encontros, durante os quais os alunos debateram temas como cidadania e solidariedade e elaboraram plano de ação que contribuísse com o desenvolvimento da sua comunidade.
Cerca de 8.700 alunos participaram dos Círculos e desenvolveram projetos sociais relacionados aos os ODM que beneficiaram mais de 20 mil pessoas. A iniciativa deu ao Movimento Nós Podemos Paraná o primeiro lugar, no Estado, do Prêmio Construindo a Nação - categoria Iniciativas Públicas e Privadas do, no Estado. O objetivo do Prêmio é destacar e valorizar ações que escolas públicas e privadas realizam com a presença ativa dos alunos para a solução de problemas da comunidade.
"Estamos estimulando o comprometimento voluntário dos alunos por meio do protagonismo juvenil", disse a coordenadora do movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago.
This is nice rêmio Construindo a Nação - Os alunos do Colégio Sesi Ensino Médio participaram, em 2010 e neste ano, de Círculos
de Diálogo promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraná, a fim de se capacitarem a trabalhar com o tema Objetivos do Milênio.
Os Círculos de Diálogo são encontros, durante os quais os alunos debateram temas como cidadania e solidariedade e elaboraram
plano de ação que contribuísse com o desenvolvimento da sua comunidade.
Register
Coupons
Envie para um amigo