Entre os dias 29/11 e 04/12, a Cidade do México vai sediar a 4º Conferência Regional das Nações Unidas para Jovens da América Latina e Caribe. O evento é organizado pela ONU e estarão presentes vários escritórios das Nações Unidas, como UNICEF, UNESCO, ONU Mulheres, ONU Proteção e Segurança, entre outros. O encontro reúne adolescentes de 30 países para discutir a atuação juvenil na luta pelos direitos humanos e no combate à discriminação. Cada nação enviará dois jovens como seus representantes, um do Ensino Médio e outro do Ensino Superior. A estudante Aline Czezacki, aluna do Colégio Sepam de Ponta Grossa, será a representante brasileira do Ensino Médio. É a primeira vez que um estudante do Paraná participa do evento e uma das primeiras vezes em que o escolhido não é proveniente de grandes centros.
"A Conferência anual oportuniza um valioso espaço onde jovens entre 14 e 19 anos podem reunir-se, trocar experiência de seus países e assumir compromissos na agenda das Nações Unidas com foco nos direitos humanos", destaca o coordenador de projetos do Sepam e coordenador do Movimento Nós Podemos Campos Gerais, Nelson Canabarro.
Mesmo sabendo da responsabilidade que a participação no evento traz, Aline se diz tranquila e segura para representar bem o Brasil. "Falar de meu país, especialmente das atividades que realizo através dos projetos de protagonismo juvenil do Sepam é falar da minha rotina e do que gosto de fazer. Por isso me sinto preparada para representar meu país e meu colégio no evento", comenta a estudante.
Em agosto desse ano, Aline Czezacki participou de workshop em Brasília com a ministra Maria do Rosário, da Secretaria dos Direitos Humanos. Na ocasião, a estudante ponta-grossense mostrou de que forma o Projeto Menarca de Promoção à Saúde da Menina já beneficiou quase 20 mil adolescentes em diversas cidades do Paraná. "É muito importante poder divulgar uma tecnologia social criada em uma escola e que já foi reconhecida nacionalmente por sua importância, pela própria ONU, Unesco, e Governo Federal", diz a aluna.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Colégio Sepam
Envie para um amigo