No Paraná, as crianças e adolescentes participantes do projeto Sesi Atleta do Futuro estão realizando, desde o início do ano de 2011, atividades de conscientização sobre práticas que colaborem com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), como o combate à dengue, a educação ambiental, o estímulo à leitura, o incentivo à alimentação saudável, a arrecadação de alimentos e o combate ao desperdício. E o trabalho deverá continuar no próximo ano. As ações pelos ODM foram realizadas de forma transversal às atividades, como estímulo ao exercício da cidadania.
O grupo Sesi Atleta do Futuro de Rio Negro desenvolveu um planejamento de ações que contemplam os 8 Objetivos do Milênio até o final de 2012. As atividades serão realizadas em parceria com as empresas Madem e Metalúrgica Zenker, de Rio Negro (PR).
O Atleta do Futuro é um projeto socioeducativo e de iniciação ao esporte, que envolve atualmente 37.500 meninos e meninas e conta com a parceria de 85 indústrias do Estado. No total, foram desenvolvidos 39 projetos.
"É uma iniciativa do mais alto valor, pois contribui para despertar nas nossas crianças a vontade de melhorar o mundo. Estamos formando competências que irão prevalecer por muitos anos", disse o Secretário Nacional do Movimento Nós Podemos, Rodrigo da Rocha Loures.
Resultados por todos os Objetivos do Milênio
O Sesi Atleta do Futuro é um programa do
Sesi Nacional realizado desde setembro de 2006. Já atendeu 250 mil crianças e adolescentes em todo o país.
Outros resultados do Paraná vêm do núcleo de Ponta Grossa, que promoveu um projeto de arrecadação
de alimentos e capacitação para reaproveitar melhor os alimentos e evitar o desperdício.
Com o objetivo de contribuir para o ODM 2 (Educação Básica de Qualidade para todos), o núcleo de Londrina realizou o projeto Sesioteca, que incentiva o hábito da leitura através da revitalização de bibliotecas.
Em Marechal Cândido Rondon, foi realizada a 1.ª Mostra de Projetos Igualdade entre os Sexos e Valorização da Mulher para o alcance do ODM 3. Com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil (ODM 4), o núcleo de Toledo e Terra Roxa realizaram um projeto que incentiva a alimentação saudável de crianças.
Em Maringá foi realizado um projeto que contribui para o alcance do ODM 5 (Melhorar a saúde da gestante), através de orientações sobre prevenção a gravidez, prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s) e a participação ativa do homem durante a gestação.
Em Toledo e Palotina foi realizado um projeto de combate a dengue que contou com a participação de 2.550 crianças e adolescentes e beneficiou 51 mil pessoas. Os atletas foram incentivados a realizar uma fiscalização nas residências com o objetivo de verificar a existência de focos do mosquito da dengue.
O núcleo de São Mateus do Sul realizou um projeto de educação ambiental através de palestras, teatros, ações práticas e recreativas para o alcance do ODM 7 (Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente).
Em Curitiba, na unidade do Sesi Portão, foi realizada uma gincana com a arrecadação de alimentos, livros, roupas e plantio de árvores que beneficiou 600 pessoas e contribui para o alcance do ODM 8 (Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento).
Fontes: Sesi Rio Negro e Nós Podemos
Envie para um amigo