Nos dias 5 e 6 de setembro, as escolas municipais de Jundiaí do Sul realizaram as atividades de encerramento do projeto "Meu Jeitinho". Cerca de 320 crianças da cidade se envolveram durante uma semana com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A proposta do projeto é que, com ações simples e rotineiras, os alunos entendam desde cedo que podem contribuir com a mudança do mundo, tratando de temas como a consciência ambiental e o respeito ao próximo. O trabalho foi divido entre quatro escolas, cada uma ficando responsável por trabalhar dois ODM.
A Escola Municipal Escola Vilma Marques organizou palestras sobre higiene e cuidados com a saúde, em parceira com médicos do município e alunos do curso de enfermagem da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP). A diretora da Escola, Maria de Fátima Godoy ressaltou a importância do projeto e sua abrangência fora da escola. "Os resultados serão percebidos a longo prazo, pois por meio das crianças, conseguimos atingir suas famílias", afirmou a diretora. Os trabalhos realizados pelos alunos foram expostos na escola.
Na Escola Rural Municipal Maria Rute Conte, as crianças convidaram as mães, tias e avós para assistir a uma palestra sobre câncer de mama e colo de útero. Essa palestra foi encerrada com uma apresentação musical, preparada pelas crianças, especialmente, para as mulheres.
O teatro foi a maneira escolhida pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) José Augusto de Andrade, que abordou os problemas enfrentados na educação.
No CMEI Nice Braga, o projeto foi iniciado com uma reunião junto aos pais dos alunos, explicando a importância dos ODM e o "Meu Jeitinho". Durante a semana, o ODM 1 (Acabar com a fome e a miséria) e o ODM 7 (Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente) foram trabalhados com vídeos sobre desperdício de alimento, para conscientizar os alunos. "As crianças são base de tudo, se conseguirmos a conscientização de parte delas, já cumprimos nosso papel. Essas vão servir como transmissoras de cidadania. Cabe a nós, educar", enfatizou a diretora do CMEI Nice Braga, Josiane Cipriano da Silva Tonche.
Envie para um amigo