Combate à dengue, educação ambiental, estímulo à leitura, incentivo à alimentação saudável, arrecadação de alimentos e combate ao desperdício foram algumas das principais ações que as crianças paranaenses participantes do projeto Sesi Atleta do Futuro realizaram neste ano, dentro da temática Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O Atleta do Futuro é um projeto socioeducativo e de iniciação ao esporte, que envolve atualmente 37.500 meninos e meninas e conta com a parceria de 85 indústrias do Estado. As ações pelos ODM foram realizadas de forma transversal às atividades, como estímulo ao exercício da cidadania.
No total, foram desenvolvidos 39 projetos, dos quais oito selecionados para serem apresentados em um seminário realizado nesta quinta-feira (01), na sede do Sistema Fiep do Jardim Botânico (Cietep). "É uma iniciativa do mais alto valor, pois contribui para despertar nas nossas crianças a vontade de melhorar o mundo. Estamos formando competências que irão prevalecer por muitos anos", disse o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, ao abrir o encontro.
"Estou muito esperançoso com a estratégia. Estou convencido que o esporte, pelos valores que propaga e por criar uma oportunidade para as crianças, é capaz da saúde não apenas do corpo, mas também da alma", disse, ressaltando que aliar o esporte com a temática dos ODM é uma questão de cidadania. "Estamos diante de um exemplo de empreendedorismo sustentável. A única maneira de fazer mudança é através de uma mobilização em massa", afirmou.
Já na abertura do encontro, Rocha Loures propôs multiplicar o número de crianças atendidas através de uma parceria com o Estado. O secretário especial de esportes, Evandro Rogério Roman, confirmou em seguida a disposição para o trabalho conjunto.
"O Estado tem o dever de fomentar ações que estejam dando certo. Este é um belo projeto que o Paraná terá o maior prazer de apoiar", disse Roman. Segundo ele, o projeto Atleta do Futuro tem o poder de transformar as crianças e adolescentes em cidadãos comprometidos com a sociedade. O presidente eleito da Fiep, Edson Luis Campagnolo, destacou a importância de buscar novos parceiros para o projeto. "O Paraná já se destaca, pois atendemos quase 38 mil crianças e adolescentes. Agora precisamos envolver os outros segmentos da sociedade no projeto", disse.
O gerente executivo da unidade de cultura, esporte e lazer do Sesi Nacional, Eloir Edilson Simm, destacou o sucesso do projeto. "Iniciamos o projeto em setembro de 2006 e já temos 250 mil crianças e adolescentes atendidos em todo o país. Vamos aprimorar os indicadores do projeto e assim intensificar os resultados", salientou. Participaram do seminário o diretor superintendente do Sesi Paraná, José Antônio Fares; a gerente da área de Esporte e Lazer da entidade, Débora de Lara, o coordenador do projeto Aleta do Futuro, Roberto Balesca, além de professores que atuam diretamente junto com as crianças, nas unidades do Sesi.
Projetos - Os trabalhos apresentados foram selecionados durante os seminários regionais, realizados em julho. No total, foram 39 iniciativas contemplando os ODM, uma série de metas socioeducativas e ambientais definidas em 2.000, durante a reunião de Cúpula da ONU.
Segundo a gerente de Esporte e Lazer do Sesi PR, Débora Desirrê de Lara, os projetos possibilitaram o exercício da cidadania e envolveram a comunidade em ações de responsabilidade social. "Vamos dar continuidade ao projeto e envolver mais indústrias", salientou.
Para contemplar o objetivo de redução da fome e miséria, o núcleo de Ponta Grossa promoveu um projeto de arrecadação de alimentos e capacitação para reaproveitar melhor os alimentos e evitar o desperdício. Com o objetivo de contribuir para o ODM 2 (Educação Básica de Qualidade para todos), o núcleo de Londrina realizou o projeto Sesioteca, que incentiva o hábito da leitura através da revitalização de bibliotecas.
Em Marechal Cândido Rondon, foi realizado a I Mostra de Projetos Igualdade entre os Sexos e Valorização da Mulher para o alcance do ODM 3.
Com o objetivo reduzir a mortalidade infantil (ODM 4), o núcleo de Toledo e Terra Roxa realizaram um projeto que incentiva a alimentação saudável de crianças. Em Maringá foi realizado um projeto que contribui para o alcance do ODM 5 (Melhorar a saúde da gestante), através de orientações sobre prevenção a gravidez, prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s) e a participação ativa do homem durante a gestação.
Em Toledo e Palotina foi realizado um projeto de combate a dengue que contou com a participação de 2.550 crianças e adolescentes e beneficiou 51 mil pessoas. Os atletas foram incentivados a realizar uma fiscalização nas residências com o objetivo de verificar a existência de focos do mosquito da dengue.
O núcleo de São Mateus do Sul realizou um projeto de educação ambiental através de palestras, teatros, ações práticas e recreativas para o alcance do ODM 7 (Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente). Em Curitiba, na unidade do Sesi Portão, foi realizada uma gincana com a arrecadação de alimentos, livros, roupas e plantio de árvores que beneficiou 600 pessoas e contribui para o alcance do ODM 8 (Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento).
Envie para um amigo