Na última segunda-feira (22) os secretários municipais de Ubiratã firmaram um novo compromisso com o prefeito Fábio D'Alécio. São os aditivos para compor o Contrato de Gestão 2011, voltados para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Todas as 11 secretarias da Administração Municipal Trabalhando para Crescer passam a partir de agora a ter que cumprir novas metas até o dia 31 de dezembro. Somando as secretarias são 20 novas metas.
Essas metas foram estipuladas pelo próprio prefeito que sentiu a necessidade dos secretários municipais buscarem junto aos servidores de suas pastas uma maneira de melhor trabalhar os ODM em Ubiratã. "Desenvolvendo os ODM em nosso município já conquistamos bons resultados, porém, é necessário que a partir de agora passemos a ver na prática o resultado de tudo que implantamos. Vamos apresentar aos munícipes os números referentes as nossas práticas", destaca D'Alécio, salientando que o Contrato de Gestão deve ser visto pelos secretários como algo a se realizar realmente, pois assim como todos os demais contratos esse deve ser cumprido à risca.
"Além da avaliação individual, estudamos uma maneira de fazer uma avaliação global, para que com isso um secretário cobre o outro sobre a realização de suas metas. Pois, se um dos secretários não for bem, todos os demais também terão diminuída a sua média", ressalva D'Alécio, explicando que isso se deve ao fato de que todos os funcionários devem trabalhar em sintonia, buscando realizar de forma uníssona todas as atribuições de um cargo público.
Metas do Aditivo do Contrato de Gestão
Ação Social: Sistematizar as ações de ODM e apresentá-las para o prefeito com seus resultados; Elaborar projeto de utilização da Horta da Comunidade para disponibilizar aos alunos de contraturno atividades de horta-escola.
Finanças: Destinar recurso para execução de ações dos ODM; Apresentar orçamento e planejamento do uso de papel reciclado para o carnê do IPTU/2012.
Administração: Implantar o projeto de reciclagem do lixo dos prédios públicos; Fazer campanha de uso racional de água e energia; Apresentar estudo sobre a viabilidade do uso de papel reciclado nos prédios públicos; Realizar capacitação das mulheres servidoras.
Serviços Rurais: Elaborar plano de gerenciamento de controle e avaliação de produtos que degradam o meio ambiente (com destinação de resíduos dos veículos e do lavador)
Serviços Urbanos: Avaliar e controlar a coleta e destinação de entulhos/resíduos.
Esporte: Organizar os eventos com a participação da comunidade (Expobira, Festas de Fim de Ano e Aniversário do Município).
Gabinete: Dar publicidade aos ODM pelo site do município (possibilidade de enviar matérias para e-mails, twitter e facebook); Criar e distribuir folheto com ODM e ações desenvolvidas.
Desenvolvimento Econômico: Elaborar o Projeto Horta da Comunidade, que consiste na implantação de horta e distribuição de vale-verdura para a população e associados do Recitã que entreguem seu lixo reciclável.
Educação: Investir e ampliar o ensino integral.
Saúde: Manter a taxa de mortalidade infantil por causas evitáveis em 3 crianças/ano; Atingir a meta de aleitamento materno em menores de 6 meses no mínimo de 50% das gestantes acompanhadas na Estratégia Saúde da Família; Coletar teste rápido HIV em 100 pessoas; Acompanhar o mínimo de 70% das crianças cadastradas no programa do leite das crianças com a Pastoral da Criança.
Obras: Apresentar proposta de implantação da Alameda dos ODM.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ubiratã
Envie para um amigo