A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade aconteceu entre os dias 7 e 13 de agosto e teve como objetivo estimular a consciência social, mobilizando a sociedade a trabalhar pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O litoral do Paraná também participou dessa semana.
Na segunda feira (8), representantes da ONG Mar Brasil, da Secretaria de Ação Social da prefeitura de Paranaguá e departamento da juventude de Pontal do Paraná participaram da oficina de Inventario Ambiental, em Paranaguá. Na oficina, foram apresentadas as oportunidades e desafios para o alcance do ODM 7 (Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente) no litoral paranaense.
Durante a semana, na Unidade Sesi/Senai Paranaguá e na Biblioteca de Pontal do Paraná, aconteceram mostras de filmes para reflexão e diálogo sobre cidadania e solidariedade. No sábado (13), com apoio do Rotary Litoral, Prefeitura de Pontal do Paraná, Colégio Sesi, Fafipar e Mar Brasil, aconteceram exposições de artesanato produzido com material reciclado, exposição e entrega da “Bíblia do surfista”, elaborada pelo grupo cristão Bola de Neve e Associação de Moradores Grajaú. Além disso, foram realizadas atividades de educação ambiental e exposição do Projeto Rebimar de recuperação da biodiversidade marinha e atuação da Ong Mar Brasil.
“Foi um ambiente familiar para trazer os pais e filhos e celebrar a união das pessoas para um mundo mais justo e solidário. Nós temos oito jeitos de mudar o mundo, depende de cada um fazer a sua parte, começando das pequenas ações”, destacou o coordenador do Nós Podemos Pontal do Paraná, Marcelo Elísio.
Circularam mais de 200 pessoas na Praça de Ipanema, onde aconteceu a apresentação voluntária da banda Matorrales Brasil. “É um momento importante, envolver a arte, música para chamar atenção da sociedade sobre a importância da energia positiva e da paz no litoral” comentou o vocalista da banda, Fernando Cejas.
Envie para um amigo