O Movimento Nós Podemos Paraná realizou de 7 a 13 de agosto ações em comemoração a 9ª edição da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. O objetivo da Semana foi promover iniciativas que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nos municípios paranaenses.
Os ODM foram estabelecidos em 2000 durante a reunião de Cúpula da ONU, onde líderes de 189 países assinaram um pacto para erradicar a fome e extrema miséria até 2015. Os ODM foram relacionados ao Movimento Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida, criado em 1992, pelo sociólogo Betinho. Através das ações promovidas pelo Movimento a questão da fome e da miséria ganhou visibilidade no país.
Em Irati, foi realizada no sábado (13) a 1ª Feira pela Cidadania e Solidariedade, onde instituições do município apresentaram as suas iniciativas para o alcance dos ODM. A Feira aconteceu a partir das 9 horas, na rua XV de Novembro.
Em Piraquara, também no sábado aconteceu a inauguração do Centro de Inclusão Social do Adolescente (CISA), um Feirão do Emprego e a II Mostra de Projetos Sociais. Em Maringá, na última terça-feira (9) foi realizada uma mostra dos projetos do programa "Atleta do Futuro", dos alunos do Colégio SESI, uma peça teatral do Grupo Circo Teatro Sem Lona, e o plantio de árvores.
Em Curitiba, no dia 13, foi realizado um ato público na Boca Maldita. Além da apresentação dos ODM e de ações realizadas pelo Movimento Nós Podemos Paraná e instituições parceiras, haverá a distribuição de um laço amarelo, que tem o objetivo de valorizar a cultura de paz. Esta ação contou com a participação de entidades parceiras como Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV), Lions Batel, Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Comunitário de Segurança de Curitiba (Conseg), Associação dos Voluntários Amigos (AVA)
No Paraná, foram realizadas ações em mais de 40 municípios. Confira mais matérias no site e no blog do Movimento Nós Podemos Paraná
Histórico
A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criada no dia 9 de agosto de 2004 para lembrar o trabalho realizado pelo Betinho e a sua morte. Nesta ocasião, foi criado o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, sendo o secretário executivo o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.
Envie para um amigo