Os estudantes da Escola Antônio Marcos Cavanis, em Castro, conheceram algumas propostas de ações cidadãs que estão fazendo a diferença no país. Em Telêmaco Borba, os estudantes do Colégio SESI compartilharam suas experiências de cidadania, como um bazar beneficente para manutenção de creches.
As ações cotidianas mais citadas como exemplo pelas professoras foram: dividir lanche com colega, doar agasalho, campanha pela paz, carona para colegas, capacitar lideranças comunitárias e doar tempo para os outros. Simbolicamente, todos se propuseram a inovar e fazer novas ações amarrando uma fitinha no pulso.
Companheirismo, amor, solidariedade, caridade, respeito, doação de roupa, tempo, separar lixo, plantei uma arvore, bazar, dividir, paz, igualdade, ajuda, e respeito foram exemplos de cidadania citados pela turma. Estes são os jeitos deles mudarem o mundo e colaborar com o alcance dos ODM. "Ser jovem também significa ser agente da mudança", afirma a articuladora do Movimento Nós Podemos Paraná, Rosane Fontoura.
Envie para um amigo