Municípios de todas as regiões do Paraná estão participando da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, que acontece até domingo (14), em todo o Brasil. Estão sendo realizados seminários, concursos culturais e campanhas de conscientização para mobilizar a população a conhecer, compreender e fomentar ações que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). No Estado, a articulação é do Movimento Nós Podemos Paraná
"É importante que os núcleos do movimento Nós Podemos estaduais e municipais promovam atividades que possam levar à reflexão e a algum avanço pelo alcance dos ODM nos seus municípios", afirma o secretário executivo do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Rodrigo da Rocha Loures.
Entre as ações desenvolvidas estão distribuição de material informativo, palestras, doação de sangue, plantio de árvores e arrecadação de roupas e alimentos. Em Londrina, acontecerá o lançamento do gibi sobre desarmamento "Turminha da paz".
Para comemorar a semana, será realizada no sábado (13), em Irati, a 1ª Feira pela Cidadania e Solidariedade. A feira tem o objetivo de possibilitar uma interação entre os ODM e o trabalho social desenvolvido no município. Também no sábado (13), será realizado, em Curitiba, um ato público para mobilizar a população em prol dos ODM. Será na Boca Maldita, das 9h às 13h.
A programação completa das atividades por município está disponível no site www.nospodemosparana.org.br.
O que é - A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade é uma semana de informação, conscientização e mobilização para o exercício da cidadania por meio da prática da solidariedade. É um fato pontual dentro do processo permanente de mobilização nacional, que teve início em 2004, com a criação do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Sua proposta é organizar uma agenda unificada, com a realização de diferentes eventos e atividades e promover um balanço anual junto à sociedade e os governos quanto ao compromisso e ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos para o alcance, até 2015, dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com 191 países, inclusive o Brasil. Os ODM são 8 metas socioeconômicas que abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.
Envie para um amigo