Gincanas com crianças, palestras sobre importância da nutrição infantil e doenças transmissíveis, plantação de hortas, conscientização sobre a prevenção da gravidez na adolescência e programa de reciclagem são algumas das ações relacionadas aos 8 Jeitos de Mudar o Mundo, desenvolvidos por crianças e professores do Atleta do Futuro, de Curitiba e Região Metropolitana. Os trabalhos foram apresentados na segunda-feira (25), em São José dos Pinhais, durante o Seminário Regional Atleta do Futuro 2011.
O Atleta do Futuro reúne 38 mil crianças em núcleos instalados em 85 indústrias do Paraná. O projeto visa propiciar a prática esportiva como o caminho para uma vida saudável. Neste ano, durante quatro meses, os núcleos do Atleta do Futuro de todo o Estado desenvolveram projetos contemplando um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). As iniciativas serão apresentadas em encontros nesta semana, em todas as regiões.
“O Atleta do Futuro trabalha com os valores do esporte com as crianças. Agora estamos inserindo a temática dos Objetivos do Milênio, que tem a possibilidade de transformar a sociedade”, disse a gerente de Esporte e Lazer do Sesi, Débora de Lara.
“As crianças que conhecem os Objetivos do Milênio e buscam alternativas de um mundo melhor com certeza serão cidadãos de sucesso”, destacou Maria Aparecida Zago, coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná, que articula a sociedade em torno de projetos que contribuam para o alcance dos ODM.
O encontro de São José dos Pinhais reuniu núcleos de Rio Negro, São José dos Pinhais, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Boqueirão, Campo Largo e Portão. A participação e interesse das crianças em conhecer os ODM foram destacados pelos professores. “Os alunos realmente se envolveram com a atividade. Eles estão mais motivados e querem fazer a diferença”, disse o gestor do Atleta do Futuro da unidade Portão, Marco Antônio da Costa Lourenço, lembrando que 300 crianças participaram da gincana. “Além dos alunos, conseguimos envolver os pais. Isso foi muito produtivo”.
Na unidade Portão, as crianças trabalharam com o objetivo 8 – Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento. A gincana contou com tarefas externas (doação de alimentos, livros, brinquedos, roupas e sangue) e atividades internas (caça palavras, pintura e quiz sobre os ODM).
Em Rio Branco do Sul, foi trabalhado o objetivo 5 – Melhorar a saúde da gestante. Foi desenvolvido um trabalho de conscientização sobre a gravidez na adolescência e saúde sexual com 50 meninas integrantes do projeto.
A ação teve o apoio do programa Sesi Amiga, que utiliza uma metodologia em que as adolescentes conversam com as meninas sobre sexualidade, métodos contraceptivos, DST’s e principalmente sobre o empoderamento e a valorização da menina No segundo semestre, o trabalho terá continuidade. As alunas do Atleta do Futuro realizarão círculos de diálogo com as adolescentes de escolas parceiras e repassarão as experiências.
Os seminários prosseguem até sexta-feira (29), com a apresentação dos projetos de todas as regiões: Toledo (dia 26), Maringá (27), Arapongas (28) e Ponta Grossa (29).
Confira as fotos do evento aqui.
Envie para um amigo