O Sesi Paraná apresenta na próxima semana, em todas regionais do Estado, os resultados de um trabalho conjunto de dois grandes projetos da entidade: o Atleta do Futuro, que alia iniciação ao esporte a ações socioeducativas de meninos e meninas, e o Movimento Nós Podemos Paraná, que articula a sociedade em torno de projetos que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A integração das duas iniciativas busca disseminar ações e boas práticas em prol do alcance dos ODM.
O Atleta do Futuro reúne hoje 38 mil crianças em núcleos instalados em 85 indústrias do Paraná. O projeto visa propiciar a prática esportiva como o caminho para uma vida saudável. Além da iniciação ao esporte, os jovens recebem ações educativas relacionadas à ética, respeito ao meio ambiente, direitos e deveres, consumo consciente. Já o Movimento Nós Podemos Paraná, criado em 2006, têm a participação de mais de 100 mil voluntários que atuam em iniciativas voltadas aos Objetivos do Milênio - também conhecidos como os 8 Jeitos de Mudar o Mundo.
Neste ano, durante quatro meses, cada núcleo do Atleta do Futuro desenvolveu um projeto contemplando um dos oito ODM: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a AIDS, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e todos trabalhando pelo desenvolvimento.
Na próxima semana, haverá cinco encontros regionais para a apresentação dos 40 trabalhos. Na segunda-feira (25), será em São José dos Pinhais e reunirá os núcleos de Curitiba e Região Metropolitana: Rio Negro, São José dos Pinhais, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Boqueirão, Campo Largo e Portão.
O Oeste e Sudoeste apresentam seus projetos na terça-feira (26), em Toledo. Participarão integrantes dos núcleos de Foz do Iguaçu, Pato Branco / Dois Vizinhos, Marechal Cândido Rondon, Toledo / Terra Roxa, Palmas, Toledo, Francisco Beltrão e Cascavel.
Na quarta-feira (27) será a vez de a região Noroeste apresentar os trabalhos desenvolvidos em Umuarama, Paranavaí, Cianorte, Maringá e Campo Mourão. Na quinta-feira (28), o encontro será em Arapongas e reunirá os núcleos da região Norte: Apucarana, Londrina, Bandeirantes e Arapongas.
Os núcleos da região dos Campos Gerais se apresentam na sexta-feira (29), em Ponta Grossa. Haverá projetos desenvolvidos em Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Guarapuava, União da Vitória, Irati e São Mateus do Sul.
Os melhores trabalhos de cada um dos ODM participarão do Seminário Estadual Atleta do Futuro, que acontece dia 1º de setembro, em Curitiba. Os demais trabalhos serão apresentados em uma exposição de pôsteres.
Envie para um amigo