O Movimento Nós Podemos Piraquara realizou na sexta-feira (17) uma Mostra de Projetos Sociais. Os projetos que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Ao todo, 12 projetos realizados em Piraquara participaram da mostra. No evento, as equipes que trabalham nesses projetos aproveitaram para mostrar seus objetivos e as principais ações, além de mostrar algumas realizações através de apresentações culturais. "O evento é uma oportunidade para que as pessoas participantes desses projetos possam se conhecer, trocar conhecimentos e até formar parcerias", destacou a articuladora do Movimento Nós Podemos Paraná na Região Metropolitana de Curitiba, Silvia Teuber.
O projeto "Centro de Educação Infantil Menino Deus", criado em 2000, atende crianças de um ano e meio a 12 anos de idade e funciona como um contra turno para elas, oferecendo aulas de capoeira, jiu-jitsu, informática e inglês, todas ministradas por professores voluntários. O projeto participou da mostra e foi apresentado pelas professoras Luana Foltran e Ana Daniela da Silva. Outro projeto apresentado foi da Associação Beneficente São Roque, que além de participar da mostra contribuiu com a apresentação do Coro Infantil Gato na Tuba. A apresentação foi feita em parceria com o Recrear, que fez o figurino e uma encenação artística. Segundo a captadora de recursos da Associação São Roque, Helena Holdefer, a mostra foi boa para conhecer outros projetos e mostrar o seu trabalho realizado em São Roque.
O evento contou com a presença da equipe do "Projeto Atitude", que apresentou a dança K-pop, ou pop koreano. Esse projeto tem seu núcleo no bairro Vila Macedo e oferta aos jovens oficinas em diversas áreas como dança e cinema. Reianchell Teodoro, que ministra a oficina de cinema, participou da Mostra. "Foi um evento bacana, inclusive damos mais valor para o nosso trabalho quando vemos outras pessoas se interessando", afirma ele.
O "Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC)" também participou do evento. Ele faz parte do Projeto "Exercitando Direitos", um projeto nacional que tem parceria com o Ministério do Esporte, também presente em Piraquara. "O objetivo é a promoção do esporte, lazer e cultura ocupando espaços públicos e ofertando atividades para todos os públicos, independente de idade, inclusive para pessoas com deficiência", comenta Michelle Lomba, coordenadora do projeto nos núcleos de Curitiba, Piraquara e Colombo. São ofertadas oficinas de capoeira, break, grafite, desenho e pintura, danças de salão e contemporânea e musicoterapia. As atividades acontecem em espaços cedidos por parceiros como associações de moradores, CAPS, APAE e escola municipal. Segundo Michelle, a Mostra e a iniciativa do Nós Podemos Piraquara facilita a visibilidade dos projetos, a articulação entre o poder público e a comunidade em geral e mostra a importância e os resultados dessas ações. A mostra contou também com uma apresentação de malabarismo com o grupo Comunidade Terapêutica Missão Shalon.
Envie para um amigo