Aconteceu na última terça-feira (14), na sede do SESI/SENAI de Paranavaí, a Mostra de Projetos sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O evento foi organizado pelo Movimento Nós Podemos Paranavaí e contou com 16 apresentações de diversas instituições. Esse trabalho articulou os três setores da sociedade e visava atingir as metas do ODM.
Um dos projetos apresentados foi o "Adote uma Nascente", desenvolvido pela FATECIE com o objetivo de proteger as mananciais e obter a qualidade da água. A Unimed apresentou dois projetos. Um desses projetos, com o título "Criança Saudável, Criança Feliz", visava promover a educação alimentar das crianças para reduzir a taxa de obesidade infantil. O outro projeto, chamado "Curso de Gestante", apresentou uma série de atividades para preparar futuras mães e pais.
O CAPS da cidade de Loanda apresentou o projeto "Amigos da Mãe: identificação da gestante em situação de risco psíquico". O projeto buscava identificar as gestantes que estão em situação de risco psíquico e prevenir transtornos mentais nas gestantes, nas puérperas e nos bebês. Outros dois projetos de Loanda foram apresentados. Foram eles "Formação de Educadores Ambientais (FEA)" e "Mostra de Educação Ambiental", ambos da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR). O primeiro projeto tinha como objetivo promover o conhecimento e a mudança de postura em relação ao desenvolvimento de ações ambientais. Já o segundo, visava proporcionar conhecimento e conscientizar os alunos da educação infantil e fundamental sobre os temas meio ambiente, sua importância e o cuidado para as atuais e futuras gerações.
A UNESPAR/FAFIPA apresentou o projeto "Como ensinar os porquês dos conceitos básicos da Matemática", para melhorar o processo de ensino e aprendizado. O objetivo é oferecer aos universitários e alunos das escolas estaduais do Núcleo Regional de Paranavaí a oportunidade de desenvolver e aprimorar seus conhecimentos matemáticos. O "Projeto Coopervaí", também da UNESPAR/FAFIPA, teve o objetivo de promover inovações tecnológicas quanto à separação, comercialização e industrialização de materiais recicláveis da Coopervaí.
"A Mostra de Projetos de Paranavaí promoveu a troca de ideias e de experiências entre os participantes. A participação dos três setores da sociedade foi muito importante para conseguir alcançar os objetivos do ODM e todos os projetos estavam compatíveis com as propostas dos ODM", destacou a articuladora do Nós Podemos Paranavaí, Tatiane Chemale.
Envie para um amigo