O Movimento Nós Podemos Maringá realizou nesta terça-feira (14) uma Mostra de Projetos sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Foram apresentados 16 projetos de instituições representantes dos três setores da sociedade. O objetivo da Mostra foi divulgar os projetos existentes na cidade e incentivar a troca de experiências. Após o evento, foi realizado um Círculo de Diálogo para que ações em conjunto pudessem ser realizadas para o alcance dos ODM no município e região.
"Quem faz as coisas acontecerem são as pessoas, por isso agradecemos a dedicação e a presença de todas as instituições representadas na Mostra", destacou o coordenador regional da Fiep, Paulo Meneguetti. O prefeito de Maringá, Silvio Barros, também esteve presente na Mostra de Projetos. "O trabalho para o alcance dos ODM deve estimular e envolver toda a comunidade, especialmente, a prefeitura. Queremos ampliar a divulgação dos projetos existentes, pois eles produzem a verdadeira transformação da sociedade", salientou.
Entre os projetos apresentados está o da Indústria Avenorte, de Cianorte, que está realizando uma campanha de prevenção ao colo do útero para as colaboradoras. Através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde os exames preventivos e palestras informativas são realizados dentro da própria empresa. A meta para este ano é atingir 100% das colaboradoras, ou seja, 400 mulheres. Este projeto colabora para o alcance de dois ODM (3 - Valorização da Mulher e Igualdade entre os sexos e o 6 - Combater a AIDS, Malária e outras doenças).
Outro projeto apresentado foi o do Instituto São Francisco - da rede de supermercados São Francisco e Cidade Canção - para o recolhimento do óleo de cozinha - que colabora para o alcance do ODM 7 (Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente). Os pontos de coleta do óleo estão localizados dentro dos supermercados e agora em todas as escolas municipais. Já foram arrecadados 56 mil litros de óleo, sendo que este material é vendido e o dinheiro arrecadado é destinado a entidades assistenciais.
A empresa DB1 Informática e a Fundacim realizaram uma parceria para a construção de um portal solidário que foi elaborado com o objetivo de integrar as informações entre as Organizações do Terceiro Setor de Maringá. A ferramenta possibilita gerenciar os registros de pessoas e atendimentos realizados por estas entidades.
"A Mostra de Projetos visou promover o engajamento dos participantes e visibilidade dos projetos. Através das ações propostas no Círculo de Diálogo poderemos elaborar um plano de ação para o Movimento", destacou a coordenadora do Nós Podemos Maringá, Adriana Pierini.
A coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago Udenal, destacou a importância da parceria entre os três setores da sociedade para o alcance dos ODM. "Maringá é um exemplo de trabalho engajado entre o poder público e a sociedade", disse.
Envie para um amigo