Cerca de 300 alunos dos Colégios Sesi Ensino Médio de Pato Branco, Francisco Beltrão, Palmas e Ampére participaram nesta sexta-feira (15) de um Círculo de Diálogo sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), no Grêmio Industrial Patobranquense, em Pato Branco. O Círculo de Diálogo foi conduzido pela equipe da área de Desenvolvimento Organizacional (DO) do Sistema Fiep e pelos articuladores do Movimento Nós Podemos Paraná Bruno Souza de Oliveira e Priscila da Paz Vieira.
O objetivo do evento, promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraná e Sesi Paraná, foi incentivar os alunos a realizarem ações para o alcance dos ODM e incentivá-los a participar do Movimento Nós Podemos no seu município. “Os alunos tiveram a oportunidade de sonhar e criar, mas o mais importante é a ação que eles realizarão e que o levarão para a vida profissional e pessoal”, destacou o gerente da unidade Sesi/Senai de Pato Branco, Palmas e Dois Vizinhos, Márcia Painin.
Os alunos também tiveram a oportunidade de apresentar as atividades realizadas no ano passado durante a oficina de aprendizagem sobre os ODM. Os alunos de Ampére realizaram ações para o alcance do ODM 7 (Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente”. Um mutirão de limpeza e a confecção de sacolas retornáveis e roupas produzidas com material reciclado foram algumas as ações realizadas pelos alunos. “Participar da oficina permitiu aos alunos formar uma consciência crítica, ter uma formação mais cidadã e ampliar o respeito ao meio ambiente”, disse o orientador pedagógico do Colégio Sesi Ampére, Juliano André Deotti da Silva.
Durante o Círculo de Diálogo os alunos do Colégio Sesi tiveram a oportunidade
de debater assuntos como cidadania, voluntariado, solidariedade e trabalho em rede, contribuindo assim com o desenvolvimento
local.
Um grupo de alunos
do Colégio Sesi Pato Branco irá colocar em prática o que aprendeu durante a oficina de aprendizagem para
a confecção de bonecos e fantoches. Os alunos irão contar histórias em uma escola pública,
para crianças de 1ª a 4ª séries, e ensiná-los a confeccionar os bonecos para que eles possam
contar estas histórias para outras crianças. “O nosso objetivo é incentivar a leitura destas crianças
e colocar em prática o que aprendemos na oficina”, disse a aluna Heloize Dums.
O Círculo de Diálogo em Pato Branco encerrou uma série que envolveu 4200 alunos de 44 unidades do Colégio Sesi. A partir da última semana do mês de abril serão realizadas reuniões com estes alunos para o planejamento das ações definidas durante o Círculo de Diálogo.
Envie para um amigo