O atacante Ronaldo, do Corinthians, e o escritor Paulo Coelho são os brasileiros entre as 25 pessoas escolhidas pela ONU para integrar o grupo Campeões dos Objetivos do Milênio, formado por personalidades que terão a missão de incentivar o cumprimento da série de metas estabelecidas pelos países da ONU.
Em comunicado, a organização lembrou que faltam apenas cinco anos para o fim do prazo de cumprimento dos oito objetivos, que incluem o fim da pobreza extrema e a promoção da igualdade entre os sexos. O compromisso foi assinado por Brasil e outras 190 nações em 2000.
Os atores Antonio Banderas e Mia Farrow, a rainha Rania (Jordânia), os jogadores de futebol Zinédine Zidane, Didier Drogba, Emmanuel Adebayor e Michael Ballack, a tenista russa Maria Sharapova e os corredores Carl Lewis e Paul Tergat também estão na lista de embaixadores da Boa Vontade e Mensageiros da Paz e vão trabalhar pelo alcance das metas.
Por meio de entrevistas, participações em eventos e aparições em meios de comunicação, as celebridades buscarão gerar maior consciência sobre a importância do tema. Eles também devem realizar a uma campanha on-line sobre o assunto.
"Agradeço a esses líderes proeminentes por juntarem esforços para o desenvolvimento dos ODM. Esses são os nomes que vão levar a mensagem de justiça global e solidariedade a lares e comunidades ao redor do mundo", disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, no lançamento da iniciativa.
A campanha está sendo lançada pouco antes da Cúpula dos ODM que será realizada entre 20 e 22 de setembro, na sede da ONU em Nova York. O evento reunirá 150 chefes de Estado, além de líderes do setor privado e representantes da sociedade civil, para discutir estratégias de ação para acelerar o cumprimento dos Objetivos do Milênio.
Fonte: PNUD
Envie para um amigo