clique para ampliar Ministro falou sobre a importância do Nós Podemos PR (Foto: Mauro Frasson) |
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, sugeriu durante a abertura do 3º Congresso Nós Podemos Paraná, na noite de terça-feira (17), em Curitiba, que os resultados alcançados pelo Movimento Nós Podemos Paraná, na articulação de projetos sociais relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, sejam encaminhados aos candidatos a cargo políticos, como orientação para suas respectivas atuações, após eleitos.
"Os resultados podem indicar aos candidatos as áreas mais prioritárias, as que exigem maior esforço para que o Paraná e o País alcancem os Objetivos do Milênio", disse o ministro, aos mais de 1,5 mil participantes do Congresso, entre os quais prefeitos e vereadores e dirigentes de entidades do setor produtivo. O evento, que prossegue até quinta-feira (19), tem como tema "Inovação e Desenvolvimento Socioambiental".
"Um movimento como esse tem que ser muito valorizado. É um instrumento muito valioso para os governantes", afirmou. "E o mais importante é que tudo foi feito não por obrigação, mas por vontade de cada participante".
Os Objetivos do Milênio são metas propostas pela ONU para que os países priorizem a eliminação da fome e da extrema pobreza até 2015. O Movimento Nós Podemos Paraná, que é articulado pelo Sistema Fiep, atua desde 2006, mobilizando a sociedade em torno de projetos que permitam ao Estado alcançar as metas até 2010.
"Hoje, neste congresso, podemos celebrar os resultados do Paraná, que é a primeira região do planeta a mostrar que os Objetivos do Milênio podem ser alcançados, em pouco tempo", disse o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. "Conquistamos esse resultado porque houve mobilização articulada e organizada", afirmou ele.
Rocha Loures lembrou que são hoje desenvolvidos no Estado inúmeros projetos relacionados aos temas dos Objetivos do Milênio e enfatizou que é a soma de dessas contribuições que permitiu ao Paraná alcançar os melhores resultados do País. "Alcançamos a maioria das metas, falta a meta relacionada a redução da mortalidade materna. Mas a evolução desse indicador mostra que ele também pode ser alcançado."
O presidente do Sistema Fiep enfatizou o engajamento do poder público, dos empresários e das entidades do setor produtivo e da população. "Temos hoje mais de 30 mil voluntários, atuando nos núcleos do Movimento Nós Podemos Paraná em projetos de educação, meio ambiente e saúde, de forma articulada e pautada pelos ODMs. Entre eles os seis mil alunos do Colégio Sesi. O método de trabalho que desenvolvemos no Paraná será útil para propagar essa habilidade e servirá de referencia para o mundo".
Cúpula da ONU - Em setembro, na assembléia geral da ONU, que é realizada a cada dez anos, será verificado como está o alcance das metas dos ODMs no mundo e traçar novas estratégias de trabalho. O presidente Lula será o único chefe de estado orador e falará sobre o tema. "Nós paranaenses poderemos nos orgulhar porque muito do que ele vai falar será subsidiado pelo Movimento Nós Podemos Paraná", disse Rocha Loures.
Segundo Maria Celina Arraes, representante do programa da ONU para o Desenvolvimento, a situação mundial pelo alcance dos ODMs não é exatamente igual a do Paraná e do Brasil. "De maneira geral houve progresso, mesmo nos países mais pobres. Mas a crise mundial interrompeu o avanço e a previsão é que agora será necessário esforço redobrado para atingir as metas no prazo previsto de até 2015", disse ela.
Eu.. e tenho certeza que NOS PODEMOS sim..
Gostei do congresso, o importante é cada um fazer sua parte rumo ao um novo país, temos que fazer aquilo que deveria ser de responsabilidade do governo, de certa forma ele prefere o pão e vinho, e nós o trabalho, confiemos em nós e em Deus e faremos com certeza um novo Paraná, um novo Brasil.. abraços
CORREÇÃO DA MENSAGEM Me desculpem meninos..mas acho que nesse momento, aqui nesse site, depois de três dias tão intensos como os que tivemos, ficar discutindo assuntos desse tipo, falando sobre coisas negativas fica feio..cabe falar da emoção que sentimos, da maravilha que vimos e do afeto que intercambiamos. Sou muito grata por ter compartilhado meus momentos com todos.
Me desculpem meninos..mas acho que nesse momento, aqui nesse site, depois de três dias tão maravilhosos como os que tivemos, ficar discutindo assuntos desse tipo, falando sobre coisas negativas..cabe falar da emoção que sentimos, da maravilha que vimos e do afeto que intercambiamos.
Me desculpem meninos..mas acho que nesse momento, aqui nesse site, depois de três dias tão maravilhosos como os que tivemos, ficar discutindo assuntos desse tipo, falando sobre coisas negativas..cabe falar da emoção que sentimos, da maravilha que vimos e do afeto que intercambiamos.
Me desculpe Ivan Franco, mas apenas uma pessoa com uma visão muito míope não é capaz de contemplar as mudanças ocorridas no país, pensar que somos os centro das atenções pelo fato de sermos críticosn não nos aufere tal posição.Para uma análise mais aprofundada, é preciso contextualizar o cenário, para que nosso discurso não torne infundado e retórico. Primeiro, que tentar induzir todos a pensarem que num conselho mundial só têm tolo, é muita pretensão de sua parte. Segundo negar que muito se avançou nas políticas de base, entre elas as sociais, eu diria ser insensanto, pois os investimentos foram muito maiores do que os governos anteriores. Terceiro, é notório que o Brasil se projetou no cenário mundial pelas políticas estabelecidas. Agora, convenhamos, um governo com 73% de aprovação não diz nada. Será que nestes 73% não existem críticos, formadores de opinião, ou que ao menos tenham o mínínimo de discernimento. Penso ser muita pretensão sua chamar a grande maioria dos brasileiros de medríocres, principalmente por ser um deles. Pense, o que somos se julgamos nosso país medríocre a vivemos nele.
Olha, me desculpem quem está organizando um evento desse porte, mas é um cúmulo um representante como nosso 'queridinho' Lula, que esta obsecado pelo poder, querer falar de desenvolvimento humano, qualidade de vida e míseria, sendo uma pessoa extremamente corrupta. Querer dar dinheiro para os pobres não vai resolver em nada os problemas sociais no Brasil, somente agrava-los. Pois a realidade que vemos é outra muito diferente das que as estatísticas nos mostram. Apesar de suas ajudas, não vemos desenvolvimento cultural e melhoria na qualidade do ensino no Brasil. Vemos casos e mais casos de problemas que se agravam (é só olhar ao seu redor, no seu bairro, cidade e estado). Prostituição aumentando, drogas, armas na mão de adolescentes, pessoas que querem voltar a estudar e não conseguem por falta de vagas. Esta tudo errado nessa forma de política. Há rumores que com Dilma vencendo as coisas tendem a piorar, sendo ela uma pessoa autoritária, no moldes de ditadores como Jintao na China e o presidente do Irã Ahmadinejad . Abram bem os olhos quem acha bonito o presidente Lula, um dos maiores demagogos e cara de pau que nosso país já conheceu, para fazer discurso nas Nações Unidas (deve-se realmente questionar o papel de uma entidade como essa, se vemos que tudo não esta bem e o nosso representante maior, que não é um bom exemplo, vai discursar, melhor fechar o estabelecimento). Lula tem problemas com sua passagem pelo planalto, sua saída não esta sendo uma das melhores, pois apoiar armamentos nucleares é um passo atrás que se dá na história da humanidade. Boa sorte para quem sabe o que esta fazendo!
O Movimento Nós Podemos Paraná é um movimento apartidário, apolítico e respeitamos a opinião de todos.
Se cada um fizer a sua parte ao mesmo tempo em que trabalha em equipe, certamente os objetivos do milênio serão alcançados. Não baste apenas ter vontade, é preciso coragem e determinação!
Envie para um amigo