Indicadores sociais podem mobilizar comunidades, diz Rocha Loures

Indicadores de sustentabilidade podem ser ferramenta de mobilização da sociedade, afirmou nesta terça-feira (23) o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, no encerramento de sua participação no 5º Fórum Urbano Mundial, promovido pela ONU no Rio de Janeiro através da ONU-Habitat, agência das Nações Unidas que atua pelo desenvolvimento urbano sustentável. Um dos convidados do painel mediado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) sobre os desafios e perspectivas de monitoramento e alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Rocha Loures falou sobre o trabalho do Orbis - Observatório Indicadores de Sustentabilidade, criado pela Fiep em 2004 para monitorar índices variados de sustentabilidade.

Leia mais: Rocha Loures defende 'democracia radical' no Fórum Urbano Mundial 

"Os indicadores do Orbis, criados pela Fiep, são ferramentas de gestão para os governos, mas também podem servir para a mobilização da sociedade para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", disse Rocha Loures. O presidente da Fiep falou sobre as ações desenvolvidas no Estado através do movimento Nós Podemos Paraná: "Foram mais de 100 encontros para articular a sociedade na luta para atingir as metas do milênio. As metas dos ODM são para 2015. Mas graças a esse esforço, o Paraná deve atingir pelo menos sete das oito metas estabelecidas pela ONU até este ano", afirmou.

Na avaliação do empresário, o Brasil deve ser a "estrela" do encontro da ONU que acontecerá em setembro para debate dos dez anos de lançamento dos ODM: "O resto do mundo não vai bem nos Objetivos do Milênio", disse.

Prêmio ODM Brasil - Rocha Loures, que também é secretário-executivo do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, participará nesta quarta (24), em Brasília, da entrega da 3ª edição do Prêmio ODM Brasil, que premia as 20 melhores práticas brasileiras que concorrem para o alcance dos ODM. A cerimônia acontece às 16 horas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (SDC - Centro de Divulgação Cultural - Eixo Monumental). O Prêmio ODM Brasil é oferecido pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Secretaria-Geral da Presidência da República, e neste ano debate a municipalização dos ODM.