Conhecer as ações de responsabilidade socioambiental da Tamarana Metais foi o objetivo da visita técnica realizada no dia 24 de julho pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), instituição ligada ao Serviço Social da Indústria (Sesi). Entre os conselheiros presentes estavam os representantes da Construtora e Instituto AYOSHII, da Leroy Merlin, do Sindicato dos Contabilistas de Londrina (Sincolon), do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Londrina (Sindimetal) e da Rainoah Indústria de Componentes Eletrônicos além da Prefeitura de Tamarana.
A Tamarana Metais é uma empresa que trabalha com reciclagem de todos os tipos de material que contém chumbo, em especial baterias de carro, produzindo a matéria-prima pura e suas ligas e processa mais de 1.500 toneladas de chumbo por mês. Além de possuir a ISO 14001, a empresa possui ampla área de fauna e flora preservada em seu entorno que contribuem também para o controle e análise da contaminação do solo e do ar.
Em relação aos projetos sociais, a empresa é uma das mantenedoras do programa Bom Aluno (saiba mais aqui); participa do Programa Pingo D’Água, que promove a conscientização ambiental de alunos; é parceira da Congregação das Irmãs de Santa Ana (Solipar) no Projeto Oficina de Sonhos, que oferece aulas de informática, pintura e culinária para adolescentes, e no Projeto Arte e Vida, que oferece artesanato e terapia ocupacional para mulheres; e é parceira do Sesi no projeto Indústria do Conhecimento, que oferece uma biblioteca e acesso à internet para comunidade e colaboradores.
Para a coordenadora administrativa do Sindimetal Londrina, Priscilla Filgueiras, a visita mostrou um exemplo real para gestão responsável. “Foi um encontro muito agradável e produtivo, pois a empresa é exemplo não somente em ações socioambientais, mas também em gestão de pessoas”, comenta Priscilla.