As Boas Práticas com foco na utilização responsável dos recursos hídricos foram tema do evento promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) de Londrina no dia 18 de março. As Boas Práticas: Educando na Sustentabilidade - Recursos Hídricos, reuniu 40 lideranças da região e tinha como objetivo sensibilizar as empresas de pequeno e médio porte sobre a importância das boas práticas educativas que visam a redução do consumo de água.
A abertura foi realizada pela Diretora Regional do CPCE, Kimiko Yoshii, e o gestor e educador ambiental, Daniel Steidle, falou sobre a importância da água nos processos de produção. O case de Reuso e Redução de Consumo dos Recursos Hídricos da Construtora Ayoshi foi apresentado pelo engenheiro da empresa, Luis Carlos Pisicchio. Entre as ações realizadas no canteiro de obras para redução do gasto de água está a troca de registro nos chuveiros das obras; reutilização da água de limpeza das betoneiras com uso de decantador; reutilização da água utilizada na limpeza de equipamentos de pintura e ferramentas; e captação de água da chuva.
Além dessas ações, a construtora também trabalha com um equipamento que promove a recirculação da água, composto por uma bomba e termostato a ser instalado abaixo ou próximo ao aquecedor de gás em cada unidade. O sistema reduz o desperdício de água fria existente na tubulação, fornecendo água pré-aquecida para uso imediato ao se abrir qualquer ponto de água quente. “Com base em estudos realizados no canteiro, para cada banho sem a utilização deste equipamento, é desperdiçado cerca de 20 litros de água. Fazendo o cálculo mensal, a redução chega a ser de 2.400 litros de água por apartamento”, ressalta Steidle (confira a apresentação completa aqui).
Educando na Sustentabilidade
Como promover boas práticas e projetos na minha empresa foi o tema da coordenadora executiva do CPCE, Rosane Fontoura, que desenvolveu a temática sobre a plataforma dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e como desenvolver processos para o cuidado, otimização e uso da água em relação aos produtos. Além disso, ela ressaltou a importância do tema ser trabalhado com os colaboradores e com a cadeia produtiva da empresa.
As organizações que já possuem alguma boa prática na área de sustentabilidade foram convidadas a inscreverem seus projetos/cases no 1º Concurso de Boas Práticas: Educando na Sustentabilidade, promovido pelo CPCE (saiba mais aqui).
A advogada e consultora ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Liane Lima destacou a qualidade do evento e relevância do tema. “O evento foi de altíssima qualidade, tema oportuno, palestrantes competentes e comprometidos. Os exemplos apresentados foram claros e práticos”, ressalta a participante.