O CPCE de Londrina promoveu nesta terça feira, dia 11, o 1° Workshop Sustentabilidade Empresarial: Incentivos Fiscais e Destinação do IR na empresa AESA em Cambé, com o objetivo fomentar a responsabilidade social nas empresas e fortalecer uma aliança em prol dos princípios do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), com a participação de empresários e profissionais da área de recursos humanos, responsabilidade social corporativa, sindicatos, indústrias e organizações do terceiro setor. A iniciativa teve o apoio do Sesi Londrina e o Conselho da Mulher Empresária da ACIL.
O encontro teve início com as boas vindas do Diretor Presidente André Bearzi, que agradeceu o reconhecimento por ser convidado a dar início a esta proposta do CPCE. A Diretora do CPCE em Londrina, a empresária Kimiko Yoshi, ressaltou a importância de se ter empresas como a empresa AESA na região, que reforça a importância de incentivar uma nova mentalidade no ambiente empresarial: do cuidado com o meio ambiente e com as pessoas e relembrou o privilégio de ter conhecido o fundador da empresa, Sr Ronald Tkotz . "Hoje é uma satisfação ter conosco o Diretor Presidente André Bearzi, da terceira geração de empreendedores desta empresa pioneira no Paraná".
A empresa AESA - Automolas Equipamentos Ltda está em Cambé desde 1961, atendendo todo Brasil, Mercosul e alguns países da África. Na programação do workshop, aconteceu a apresentação das práticas da empresa pelos gestores de Gestão de Pessoas e Saúde e Segurança no Trabalho. Márcia Silva Barzon, gerente de RH, destacou a contribuição da empresa para o crescimento e desenvolvimento da comunidade onde a empresa está inserida e apresentou a estruturação dos programas de responsabilidade socioambiental que se dividem nos seguintes eixos: Desenvolvimento Educacional, Festa Julina Solidária, Oficinas de Desenvolvimento e Cidadania, Programa Bom Aluno, Qualidade de Vida, Banco de Sangue e Apoio a Entidades Sociais. Já Amilton Amilton Rogério Gois, Técnico de Saúde, Segurança e Meio Ambiente no Trabalho, falou sobre as práticas da empresa voltadas para a sustentabilidade ambiental e gestão da qualidade, destacando a organização da SIPAT e o trabalho diferenciado da CIPA.
Em seguida, a conselheira do CPCE, Gisela Fonseca do Sincolon - Sindicato dos Contabilistas de Londrina - conduziu uma mesa redonda sobre a Destinação de IR e Incentivos fiscais de Londrina e enfatizou a importância de todos serem multiplicadores deste propósito para que as próprias entidades beneficiárias da destinação do IR e que fazem parte do Fundo da Criança e Adolescente possam sensibilizar outros parceiros para esta causa.
Encerrando a atividade, todos os participantes foram convidados para uma visita técnica e puderam conhecer as instalações da indústria e os processos de fabricação e logística da empresa.
Sobre o CPCE
O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) é o conselho temático de responsabilidade social da FIEP - Federação das Indústrias do Paraná e tem como missão atuar como agente de transformação da cultura de responsabilidade social nas empresas e na comunidade. Em Londrina, o CPCE foi instalado no dia 18 de julho de 2011 e conta com empresas, instituições educacionais e organizações do terceiro setor como instituições conselheiras e a empresária Kimiko Yoshi como Diretora Regional.