Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Maringá05/07/2013

Sustentabilidade da academia às empresas

Encontro do CPCE reuniu empresas signatárias do Pacto Global e do PRME para apresentação de cases de sucesso

Pensando em mobilizar e reconhecer as empresas e instituições de ensino que têm ações em prol da sustentabilidade, organizações de Maringá se reuniram no dia 28 de junho para o II Ciclo de Diálogo do Pacto Global e o III Encontro de Instituições de Ensino Superior do CPCE. O objetivo foi apresentar a Comunicação do  Progresso (COP) das empresas signatárias do Pacto Global e os cases de instituições de ensino superior que estão implementando os  Princípios para Educação em Gestão Responsável (PRME). 

clique para ampliar clique para ampliarII Ciclo de Diálogo do Pacto Global e o III Encontro de Instituições de Ensino Superior do CPCE (Foto: Divulgação)

O encontro foi realizado na Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM) e reuniu aproximadamente 60 pessoas. O evento contou com a presença do prefeito de Maringá, Roberto Pupin; do secretário municipal de meio ambiente, Umberto Crispim de Araújo; do presidente da ACIM, Marco Tadeu Barbosa; o gerente da unidade Sesi, Alexandre Destefano; e o vice-presidente do CPCE , Sergio Luiz Baccarin. 

Antes do início das apresentações, a assessora da presidência do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE/FGV), Barbara Dunin, mostrou o contexto global e o cenário das tendências em relação à educação em relação à sustentabilidade, a necessidade de promover novos ambientes de aprendizado e de negócios além da valorização da diversidade. Outro ponto abordado foi os princípios do PRME: propósito, valores, método, pesquisa, parceria e diálogo.

A apresentação de cases começou com a Prefeitura Municipal de Maringá, signatária do Pacto Global e das Cidades Sustentáveis, apresentado pela assessora técnica da Secretaria Meio Ambiente, Marisa Emilia Ereno, que trouxe suas ações da área ambiental dando ênfase na importância do trabalho da cooperativa Coopercanção – que realizada a coleta de 120 toneladas/mês de vidro e sucata eletrônica. Outro projeto mostrado foi o cercamento e calçamento de áreas não edificáveis próximo às margens dos córregos e ribeirões da área urbana de Maringá.

A Assistente Social, Valéria Costa e a analista ambiental, Fabiana Maestá, da Renuka Vale do Ivaí S/A  apresentaram as  ações alinhadas ao respeito e a ética empresarial. Na empresa, eles possuem a política de reaproveitamento de resíduos, chamados de subprodutos. Também foi apresentada a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), uma fazenda criada em 2004 em parceria com a Renuka Vale do Ivaí e que contribui para a conservação da biodiversidade local. 

Representando o terceiro setor, a diretora operacional do Instituto Cidade Canção, Keity Oliveira, apresentou o case Recicla Óleo que já conscientizou milhares de pessoas a respeito do descarte correto do óleo de uso doméstico e que já conseguiu evitar a contaminação de 120 bilhões de litros de água. 

As ações de sustentabilidade das instituições de ensino superior signatárias do PRME foram apresentadas pela professora e coordenadora do curso de administração da Faculdade de Maringá, Charlanne Kelly Piovesan. Entre as ações realizadas, são promovidas visitas técnicas para que os alunos possam conhecer na prática das empresas a aplicação do conceito de sustentabilidade no processo produtivo sem agredir o meio ambiente.

A professora da União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas (UNIESP), Neiva Maria Regiane, destacou a ação da instituição voltada ao desenvolvimento sustentável e o resultado dos trabalhos realizados com os alunos da insituição nos projetos de música.

De forma inovadora, a Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional (FEITEP) levou os acadêmicos do curso de engenharia civil, Caio Cesar da Silva e Gunar Henrique Guedes, que mostraram sua pesquisa sobre neutralização de carbono na instituição.

As ações realizadas pelo Centro Universitário Cesumar (Unicesumar) foram apresentadas pelo coordenador do curso de administração da instituição, Anderson Toregeani, e pela articuladora ODM Universidade, Natalia Giacomini, que destacaram o projeto Quelônios do Guaporé. Por meio da educação à distância, o projeto promove a preservação da fauna aquática e apoia as populações tradicionais do vale do rio Guaporé (RO) levando noções de sustentabilidade às comunidades.

Para encerrar o evento, a coordenadora executiva do CPCE, Rosane Fontoura, falou do Movimento Paraná Educando na Sustentabilidade e sensibilizou as instituições empresariais e educacionais para adesão Pacto Global/PRME e sobre o curso à distância Empresário do Terceiro Milênio, – disponível gratuitamente aqui. “O Movimento e as ferramentas de responsabilidade socioambiental são também boas plataformas que estão alinhadas ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e podem ser assimiladas e promovidas pelas instituições de ensino”, finalizou Rosane.

Para o diretor geral da Faculdade do Noroeste Paranaense (FANP), Alexandre Bossa, o evento foi importante para troca de conhecimentos e experiências. “Tal encontro nos motiva cada dia mais a sermos mais integrados com a sociedade e responsáveis na disseminação de ações e propostas para a melhoria de nossa sociedade como um todo, oportunizando uma sociedade mais justa, coerente e sustentável”, comenta Bossa. 

Além das instituições de ensino, as empresas presentes que ainda não são signatárias do Pacto Global também aprovaram o evento. Para Adriana Pierini, da Definitiva Soluções Organizacionais, ações como essa promovem o desenvolvimento de líderes sustentáveis e preparados para o mercado de trabalho. “Direta ou indiretamente os projetos apresentados hoje interferem positivamente no dia a dia da sociedade. Dialogar sobre eles, além de ser estimulante renova a esperança de que podemos sim, norteados pelos princípios do Pacto Global, alcançar efetivamente a sustentabilidade”, explica Adriana. 

Maringá se destaca por colocar quatro instituições de ensino superior como signatárias do PRME.  Antes do evento, eram nove instituições de ensino em Curitiba e agora, com as instituições de Maringá, são 13 instituições paranaenses que fazem parte da rede de mais de 400 instituições de ensino superior no mundo. São elas as instituições: Faculdades de Maringá, FEITEP, UNICESUMAR e UNIESP.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.