O CPCE Cascavel promoveu no dia 21 de agosto, o primeiro curso de qualificação sobre Voluntariado Corporativo para gestores de responsabilidade socioambiental (RSAC) de empresas e organizações não governamentais. As regionais do CPCE em Londrina, Maringá e Campos Gerais já ofereceram este curso aos seus conselheiros e comunidade.
O curso foi ministrado por Janine Massolin, da Conquista Marketing Social, com apoio do vice-presidente do CPCE Cascavel, Guido Bresolin. Representantes da área de responsabilidade socioambiental das empresas BR Foods, Correa Chemical Industrial, Instituto Globoaves, Instituto Afredo Kaeffer, GRPcom, Moldados de Concretos, Prati Donaduzzi, Sicoob, União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (Uopecam), Unimed, Vantex Industrial e V&H Pré Moldados participaram do curso.
O voluntariado corporativo já é uma prática em algumas instituições, como a Uopecam que conta com apoio de 102 voluntários que desenvolvem atividades junto aos pacientes e equipe. Em outras empresas, ainda é necessário o fortalecimento de ações na área. "É sempre muito importante resgatar os princípios da responsabilidade social e rever as ações que a empresa vem desenvolvendo. O curso veio ao encontro dos propósitos que buscávamos", comenta Vanessa de Castro Mota, Relações Públicas do SICOOB Cascavel.
A articuladora do CPCE, Pamela Bortoluzzi acredita que este e outros cursos que serão promovidos até o fim do ano servirão como mecanismo para aproximar as empresas por meio de parcerias, abrindo espaço para apresentação dos cases e fomentarão a troca de ideias, fortalecendo assim, o Conselho na região.
Maria Rita Pozzebon, gerente de responsabilidade social da Prati Donaduzzi, concorda que o curso foi uma oportunidade para estabelecer uma interação entre os participantes, principalmente pela apresentação e discussão de cases. "Isto possibilitou a reflexão acerca do que vem sendo feito nas empresas em relação à Responsabilidade Social", finalizou.
Mais RSAC - O CPCE busca promover práticas e estudos sobre a responsabilidade social nas regiões em que atua. No mês de agosto em Cascavel, promoveu palestras nas instituições de ensino Itecne e FAG sobre "Responsabilidade Social e as plataformas do desenvolvimento do milênio - ODM e Pacto Global" e "Empresário do Terceiro Milênio".
Nestes dois eventos participaram cerca de 230 alunos dos cursos de Administração e Serviço Social, que conheceram um pouco do perfil do empresário que realiza a sua gestão dentro de algumas plataformas de responsabilidade socioambiental como os ODM, Pacto Global. A responsável pelas palestras foi a coordenadora executiva do CPCE, Rosane Fontoura.