Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




19/07/2011

Prêmio Jovem Cientista recebe inscrições

Edição tem como tema Cidades Sustentáveis. Inscrições vão até 31 de agosto.


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Roberto Marinho, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Inovação (C2i) e da Fundação Araucária, lançaram no último dia 04, no Cietep, em Curitiba, o XXV Prêmio Jovem Cientista. As inscrições e o regulamento estão disponíveis no site www.jovemcientista.cnpq.br até o dia 31 de agosto. O prêmio é divido em cinco categorias: estudantes do ensino médio; do ensino superior, graduados, instituições de ensino superior e pesquisador doutor.

O evento foi lançado pelo vice-governador do Paraná, Flávio Arns e contou com a presença do presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, além do Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior,  Alípio Santos Leal e de representantes das instituições envolvidas no prêmio.

Esta é a primeira vez que o prêmio é lançado no Paraná e o apoio da Fiep, segundo o presidente Rodrigo da Rocha Loures, está ligado a um dos pilares da administração da Federação. "Cidades Sustentáveis é um dos temas centrais dos trabalhos da Fiep. Para nós, o desenvolvimento industrial sustentável está diretamente ligado à educação transformadora, à inovação e o empreendedorismo, e ao desenvolvimento local", afirma.

A importância do prêmio para o Paraná

O vice-governador do Paraná e Secretário de Educação, Flávio Arns, destacou a importância do lançamento do prêmio no Estado. "O Paraná ocupa a 5ª posição do PIB brasileiro. Agora precisamos avançar em desenvolvimento de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação. E isso só é possível com educação. Essa iniciativa do Prêmio Jovem Cientista irá incentivar os alunos a investirem nas carreiras de pesquisa", destaca.

O mesmo sentimento demonstrou o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal. "Para que possamos avançar no desenvolvimento do Estado, precisamos investir na formação de pesquisadores. O Brasil ainda carece de mais iniciativas como esta do CNPq e da Fundação Roberto Marinho, que promove a pesquisa e a ciência".

Além das autoridades e representantes das instituições organizadoras e apoiadoras do prêmio, estiveram presentes no lançamento, estudantes de diversas escolas estaduais de Curitiba e Região Metropolitana. A premiação será conferida em Brasília e vai, desde computadores portáteis até quantias em dinheiro para os três primeiros colocados de cada categoria. Escolas e professores orientadores dos alunos vencedores também poderão receber títulos de reconhecimento como prêmio pela colaboração nos trabalhos.