O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) de Londrina realizou no dia 28 de outubro o II Diálogo Pacto Global e PRME que contou com a participação de mais de 20 pessoas representando 15 empresas. Além de mostrar como se tornar signatário, o evento teve como objetivo mostrar como funcionam os Princípios para Educação Empresarial Responsável (PRME) e case do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).
A diretora regional do CPCE de Londrina, Kimiko Yoshii, realizou a abertura do evento seguida da apresentação da representante do Sicoob, Amanda Wollf, do case de Responsabilidade Social e Ambiental da instituição. A cooperativa, que é signatária do Pacto Global, promove ações para o público interno e externo como licença maternidade estendida e campanhas motivacionais. Para o público externo são realizados projetos sociais, campanhas de conscientização e parcerias com a comunidade e outras instituições, inserindo gradativamente nas suas práticas a preocupação com a inserção aos princípios do Pacto Global. Confira a apresentação completa aqui.
O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário da ONU Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, dos valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. O tema foi apresentado pela representante do Centro Internacional de Formação de Atores Locais para a América Latina (CIFAL), do Instituto das Nações Unidas de Treinamento e Pesquisa (UNITAR) e analista do Sesi – PR, Grace Chiara Schmidt, que mostrou como as empresas podem se tornar signatárias do Pacto.
Os signatários representam uma rede voluntária internacional que surge para promover a cidadania corporativa responsável e princípios sociais e ambientais universais. Além das empresas, as instituições de ensino superior também podem aderir aos Princípios para Educação Empresarial Responsável (PRME), que é o braço educacional do Pacto Global. Sua premissa é a formação dos líderes que atuam ou irão atuar no mercado. Das 500 instituições signatárias do PRME no mundo, 24 estão no Brasil. Confira a apresentação completa aqui.
De acordo com o representante do Sistema Maxi de Ensino, Edson Gomes de Almeida, a troca de conhecimentos e ações em conjunto potencializam os resultados. “Percebemos que quando nos unimos para agir, aprender e compartilhar conhecimento o resultado é mais impactante e abrangente. Porque juntos somos mais fortes”, enfatiza Almeida.