O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial de Londrina (CPCE), instituição ligada à Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), comemora a adesão de mais uma empresa ao Pacto Global, a Unimed Londrina. O interesse em assinar o Pacto surgiu quando os representantes da empresa foram a uma palestra promovida pelo CPCE em 2012 e ministrada por Vitor Saravalli, onde eles puderam avaliar a metodologia utilizada.
De acordo com a Especialista em Responsabilidade Social da Unimed Londrina, Fabianne Piojetti, o sistema Unimed nacional já possui os principais direcionamentos em Responsabilidade Social que incentivam as práticas regionais. “Já há algum tempo a política nacional do sistema Unimed vem incentivando e demonstrando a importância de comprometimentos formais por meio de pactos como este”, explica.
Para ela, a importância da empresa ser signatária está em demonstrar oficialmente o compromisso da empresa. “Podemos mostrar que a Unimed Londrina desenvolve programas e ações que contribuem com os dez princípios do Pacto e buscam difundir/fomentar os princípios entre os seus públicos”, completa Fabianne.
Por ser uma cooperativa e empresa já possui algumas ações voltadas à responsabilidade socioambiental desde 2000. Alguns exemplos de atuação são as ações voltadas ao meio ambiente, como teatro ambiental para crianças do ensino fundamental; o Programa Unimed Solidária, que realiza ações do voluntariado onde os médicos doam consultas para duas instituições da cidade; e os colaboradores que realizam campanhas de arrecadação e visitas a instituições carentes, trabalhando a comunidade e diversos programas e práticas voltados aos colaboradores e demais partes interessadas da Unimed.
De acordo com a especialista que trabalha há cinco anos nessa área, a participação no Conselho é importante porque a Unimed Londrina conseguirá divulgar a importância de ações de responsabilidade socioambiental corporativa para outras organizações sensibilizando mais empresas. ”Conseguiremos contribuir com a divulgação da importância da responsabilidade socioambiental alinhando os objetivos dos integrantes e conscientizando outros empresários a realizar atividades visando sempre a integridade de seus colaboradores, seguindo a legislação vigente e os princípios da sustentabilidade”, completa Fabianne.