CPCE em parceria com CIFAL lança minibiblioteca ODS
A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita, ou seja, nada substitui um bom livro. Isso porque leitura é uma espécie de mágica que tem o poder de fazer com o que o leitor viaje para inúmeros lugares e viva em mundos diferentes, tendo experiências que vão além do mundo real mesmo dialogando com a realidade, o que permite aprendizados e reflexões profundas.
E para dar ainda mais vazão a esse universo único de ideias, aprendizados e fantasia é que o Sistema Fiep por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – CPCE, em parceria com o CIFAL e a biblioteca SESI Curitiba colocaram em prática uma ação que aguça o interesse e atrai olhares curiosos dos alunos do Colégio SESI.
A proposta da minibiblioteca ODS nasceu para incentivar o hábito da leitura, mas principalmente para trabalhar “Valores para os ODS”, ou seja, gentileza, presteza, bondade, felicidade, organização e coragem, desenvolvendo o protagonismo juvenil em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda da ONU) e incutindo nesse público a premissa de que atitudes simples podem mudar o mundo. E para essa ação foi disponibilizada uma estante personalizada com os ícones dos ODS para que de uma forma lúdica o alinhamento de livros que transmitam conceitos e valores alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, de forma que desde cedo os alunos se apaixonem pelo mundo das escritas e ainda, sintam-se motivados e capazes de realizar ações e ter bons hábitos sustentáveis, que alicerceiam a construção de uma identidade cidadã.
Veja abaixo a relação de livros sugeridos
ODS 1 - Se criança governasse o mundo ((Marcelo Xavier)
ODS 2 - O Sapo que queria tomar leite (Henfil)
ODS 3 - Enciclopédia da Família (Harvard)
ODS4 - Um menino que "devorava livros (James Missie)
ODS 5 - A mulher que virou urutau (Olívio Jekupe e Maria Kerexu)
ODS 6 - Gibi Turma da Mônica (Instituto Maurício de Souza)
ODS 7 - Minha primeira enciclopédia de ciências (Editora Lafonte)
ODS 8 - Escola de Engenharia (Steve Martin)
ODS 9 - Palavras Pequena (Henrique Rodrigues)
ODS 10 - Eu não tenho medo (Dan Crisp)
ODS 11 - Plural – A história de um urso singular (Ana Lasevigius)
ODS 12 - Prestativo (Jaclyn Crupi)
ODS 13 - Livro do planeta terra (Todd Parr)
ODS 14 - Paraó e Peba (Mônica Bonilha)
ODS 15 - Aprendi a ser Gentil (Jen Porter)
ODS 16 - Respeito (Cristhina Klein)
ODS 17 - Tolerância (Cristina Klein)
Cada Escola, pode fazer uma miniblioteca adaptada ao acervo existente, nesse caso o importante é a intenção e o debate dos ODS com a comunidade escolar.