O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), entidade ligada ao Serviço Social da Indústria (Sesi),comemora a adesão de mais uma instituição ao Pacto Global, daAssociação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece), membro do Núcleo de Instituições do Terceiro Setor (NTS).
A Afece é uma instituição filantrópica que atua na área da educação especial há 40 anos. A entidade mantém a Escola de Educação Especial São Francisco de Assis, que presta serviços em educação, saúde e assistência social para pessoas com deficiência intelectual de alta especificidade, associada ou não a outras deficiências.
De acordo com o presidente da instituição, Carlos Drechmer, o trabalho realizado hoje possui grande importância para a sociedade e alinhar os objetivos deles com os princípios do Pacto Global potencializa ainda mais as ações. “Entidades como a AFECE são fundamentais na estrutura da nossa sociedade visto que os governos estão mais preocupados em servir a maioria da população, deixando uma faixa de cidadãos desassistidos. Iniciaremos trabalhando a cultura do Pacto Global focada no endomarketing da instituição apresentando as ações que já realizamos buscando fortalecê-las e aos poucos implementar novas metas”, explica Drechmer.
A instituição conhecia o Pacto Global por meio das ações da Secretaria Geral da Presidência da República, do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), dos Núcleos Estaduais de ODM em todo o país, e por serem conselheiros do CPCE, que possui uma campanha para incentivar a adesão ao pacto.
Presidente da Afece há dois anos, Drechmer enfatizou a importância do CPCE para as atividades da instituição e para a conscientização das empresas e indústrias a respeito da responsabilidade socioambiental corporativa. “Poder contribuir para um mundo melhor é muito importante para nós, pois, a responsabilidade social faz parte da nossa missão e a troca de conhecimentos e de experiências nos fortalece”, completa Drechmer.
Pacto Global
O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário da ONU Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, dos valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, refletidos em dez princípios.