Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Campos Gerais02/12/2013

Inclusão e integração são temas de evento em Ponta Grossa

PROPcD levou diálogo e reflexão sobre inclusão nos Campos Gerais

Contratação, profissionalização e reabilitação de pessoas com deficiência (PcD) foram alguns dos temas abordados no Fórum ProPcD realizado no dia 27 de novembro pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial dos Campos Gerais (CPCE), instituição ligada ao Sesi no Paraná, pelo Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) e Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional de Ponta Grossa. O evento teve programação específica para empresas, no período da manhã, e para familiares e pessoas com deficiência, à tarde, reunindo mais de 100 pessoas nos dois horários discutindo o tema.

A manhã começou com a abertura realizada pela articuladora do CPCE, Sandra Mara Martins Bortot, que apresentou algumas ações do CPCE relacionadas à inclusão das PcD, como o Reatiba. Em seguida, Secretário de Indústria, Comércio e Qualificação de Ponta Grossa, Álvaro Scheffer, e a coordenadora do Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI), Janaina Cazini,  apresentaram o programa.

clique para ampliar>clique para ampliarProPcD (Foto: Divulgação)

O  PSAI sugeriu a formatação de um banco de dados que está sendo desenvolvido para que no próximo ano esteja disponível uma lista completa das PcD permitindo a inserção delas no mundo trabalho e fazer a ligação com as empresas que procuram esses profissionais para integrar a lei de cotas. Mas o programa promete ir além, ele irá promover também parcerias e consultorias às empresas mostrando quais as adaptações necessárias no ambiente de trabalho levando em consideração as necessidades de cada pessoa.

O fórum ainda contou com a participação do especialista de Responsabilidade Social do SESI, Agnaldo Adélio Eduardo, que abordou o tema Indústria Acessível; com a Responsável Técnica do Setor de Reabilitação Profissional do INSS, Lara Lima, que falou sobre Orientação sobre o processo de contratação de reabilitados e PcD's; e da psicóloga, Deuza Avellar, falando sobre Inclusão da PcD no mercado de trabalho.

Depois das palestras, houve a apresentação de cases de empresas regionais que possuem programas de inclusão e de funcionários que deram seu depoimento. Participaram o Supermercado TOZETTO, Expresso Princesa dos Campos e Iguaçu Celulose, com o projeto Formar realizado em parceria com a APAE.

Para a representante da empresa Princesa dos Campos, Miriam Baron Mussi, o evento foi importante para dar exemplos reais aos empresários e promover a troca de experiências. “Isso enriquece e facilita para o empresário e contribuímos de maneira bastante simples, mas concreta”, relata Miriam.

A tarde contou com os mesmos palestrantes, porém focados na importância da família na inclusão da pessoa com deficiência. Um dos pontos que mais motivaram e despertaram e reflexão dos participantes, foram os depoimentos de funcionários já integrados que ressaltaram a importância da inserção e integração no mundo do trabalho. O evento contou com a participação do prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel Cruz de Oliveira.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.