Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Campos Gerais02/11/2014

Fórum em Ponta Grossa divulga boas práticas em sustentabilidade empresarial

Educação para a Sustentabilidade foi tema desta edição que contou com uma Oficina de Elaboração de Projetos

O IV Fórum Permanente: Educação para Sustentabilidade foi realizado no último dia 28 pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) dos Campos Gerais e trouxe cases de empresas como Masisa, CCR Rodonorte e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). No período da manhã, aconteceu também uma Oficina de Elaboração de Projetos que reuniu 50 pessoas e foi ministrada pela coordenadora executiva do CPCE, Rosane Fontoura.

clique para ampliarclique para ampliarOficina de Elaboração de Projetos (Foto: Divulgação)

A oficina tratou sobre as leis de incentivos e editais empresariais mostrando a relação de cada ação e seus diferenciais. Como forma de trabalhar de acordo com as necessidades do município, a palestrante mostrou aos participantes os indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e que abrangem a área de saúde, educação e renda. Os projetos propostos na oficina foram: Não Fuja da Escola, Mão Amiga, Eu quero Mais Mulher e Adolescente Consciente.

Sustentabilidade corporativa 

No período da tarde foi a vez das empresas apresentarem seus cases de responsabilidade socioambiental corporativa no IV Fórum Permanente: Educação para Sustentabilidade, que também contou com uma palestra sobre os Indicadores Ethos ministrada pela consultora do Sesi no Paraná, Zeni Okayama.

Por meio dos Indicadores Ethos, que são divididos em quatro níveis de complexidade, as empresas conseguem medir a efetividade e resultados das ações e projetos da área de sustentabilidade. A palestrante também realizou uma dinâmica com os participantes.

Após o intervalo,foram apresentados os cases das empresas da região, a CCR Rodonorte mostrou o Projeto Estrada para a Cidadania, conjunto de ações realizadas por meio de uma metodologia didático-pedagógica desenvolvida para proporcionar formação em segurança no trânsitoe educação ambiental com direcionamento para a formação cidadã. Participam do projeto 98 municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná e o objetivo é disseminar os conceitos para os alunos do 4º e 5º ano das escolas públicas municipais. Mais de 1,5 milhão de crianças e 20 mil professores já participaram do projeto. Confira a apresentação completa aqui.

A Masisa apresentou a Consulta Social realizada pela empresa por meio de entrevistas com mais de 100 pessoas da comunidade industrial e do entorno. O objetivo foi traçar o perfil dos públicos de interesse, reaproximá-los da empresa e saber o que eles conheciam sobre a organização. Além da entrevista, a Masisa também realizou diálogos com os públicos de interesse para analisar a percepção que as pessoas têm dos indicadores: Desenvolvimento Local, Meio Ambiente e Política e Cidadania e o quanto elas percebem a influência da empresa neste cenário. Confira a apresentação completa aqui.

O projeto Rio a Rio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) mostra a integração dos diversos atores e lideranças no processo de preservação e sensibilização de uma sociedade inserida no cuidado com o meio ambiente. Além do acompanhamento da empresa no tratamento da água desde o rio até o seu retorno ao ambiente, o projeto permitiu o desenvolvimento de novas tecnologias com a parceria da comunidade por meio dos comitês gestores. Confira a apresentação completa aqui

Além de mostrar as boas práticas da região, Evelize Plantes, da Companhia Paranaense de Energia (Copel), destacou que o evento permitiu a troca de experiências entre os participantes. “Um ponto positivo é o aumento do networking ampliando rede de contatos por meio dos projetos. A possibilidade de integração e troca de conhecimentos entre profissionais e projetos, uma oportunidade e possibilidade de crescimento para a instituição”, ressalta Evelize.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.