O V Fórum de Responsabilidade Socioambiental Corporativa que teve como tema Sustentabilidade para a Competitividade, realizado pela Regional Campos Gerais do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), deu início às atividades da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade na região. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira no Sesi e reuniu empresários e representantes do terceiro setor que acompanharam alguns cases de sucesso, além de uma explanação sobre o Empresário do Terceiro Milênio.
Para coordenadora do Sesi, Rosane Fontoura, hoje a sustentabilidade deve estar no centro das ações das empresas. “Temos que recordar que antes as ações eram pontuais, com algumas doações, seja de cestas básicas ou de agasalhos. Atualmente, as empresas buscam estar em contato com a comunidade com projetos voltados a áreas sociais, isso de acordo com as necessidades de cada localidade”, disse, destacando a importância da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade que ocorre justamente para lembrar as primeiras ações sociais realizadas pelo sociólogo Betinho. “Naquela época, que ainda se via altos índices de extrema pobreza, estas ‘doações’ ainda eram justificáveis”, aponta.
Rosane citou que muitas empresas ligam o termo sustentabilidade somente a área ambiental, mas que o desenvolvimento sustentável deve estar atrelado a no mínimo três pilares: o econômico, o social e o ambiental. “Alguns autores consideram ainda os fatores cultural, espacial e o político”, acrescenta. Para a coordenadora, antes das empresas pensarem na sustentabilidade, e seus projetos, é essencial que se conheça os indicadores de sua região. “Uma das ferramentas para isso é o portal dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, indica. (www.portalodm.com.br)
O evento teve continuidade com a apresentação de cases de sustentabilidade da Heineken, do Clube Ponta Lagoa e do Instituto Pegaí – Leitura Grátis. “O objetivo foi mostrar e compartilhar informações sobre práticas sustentáveis que fomentam a competitividade e bom andamento das atividades nas empresas”, explicou a articuladora do Sesi, Glaucia Wesselovicz.
A Semana Nacional de Cidadania e Solidariedade terá novas ações nesta quarta-feira em Tibagi e em Ponta Grossa. Tibagi receberá o projeto “Eu Quero Mais de Valorização da Mulher e Igualdade entre os sexos”. Em Ponta Grossa, a partir das 19 horas no auditório do Sesi haverá a palestra voltada ao ODM 8 “Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento”. A inscrição é gratuita. E na quinta-feira o convite é participar de um pedal noturno em prol dos ODM com saída às 19 horas do Parque Ambiental.
Cases
A Heineken apresentou o case de sustentabilidade aplicado a ampliação da sua Cervejaria, mostrando ser possível aliar práticas de sustentabilidade com a implementação de equipamentos com novas tecnologias de eficiência energética, gerando economias superiores a 527.865 kW/ano, o que equivale ao consumo de aproximadamente 5.000 casas. Durante sua apresentação, a coordenadora de relações externas da Heineken, Nadja Marques também apresentou o projeto de Sustentabilidade da empresa no mundo. Denominado de ‘Brewing a Better World’ atua diretamente em eixos estratégicos para o negócio, como proteger os recursos hídricos, promover a saúde e segurança, defender o consumo responsável e crescer com as comunidades.
A apresentação do Clube Ponta Lagoa foi realizada pela diretora Iclea Saliba Cunha. Em sua explanação, mostrou algumas das ações voltadas ao meio ambiente realizadas nos últimos anos, como o tratamento do lago, e dos efluentes. As ações de sustentabilidade do Clube são aliadas também a área educativa, com ações voltadas às crianças. Oficinas de sustentabilidade, plantio de árvores e também a criação da cartilha “Turminha Consciente” foram promovidos. “É impressionante verificar que quando cuidamos da natureza, a natureza se aproxima de nós”, avalia Icléa.
O Clube realiza ainda ações voltadas à comunidade, como o projeto jovem mãe, e a abertura de suas portas para integrantes de algumas instituições. “Fazemos eventos voltados à comunidade”, conta a diretora, citando ainda o evento realizado no último Natal em frente a sede urbana do Ponta Lagoa.
O Instituto Pegaí – Leitura Grátis apresentou a palestra Pegaí – 100% sustentável. “Já fazemos diversas ações que visam a sustentabilidade do Pegaí, a idéia é chegar aos 100%”, afirma o presidente do Instituto, Idomar Cerutti, citando os três pilares do desenvolvimento sustentável, o econômico, o social e o ambiental. “O foco social do Instituto, é o que todos já conhecem: a nossa proposta de aproximar livros de leitores. E de toda a comunidade, pois nossas estantes ficam sempre em locais de acesso público”, explica.
Além disso, Cerutti mostrou a sustentabilidade econômica da proposta de democratização da leitura – através das parcerias com pessoas físicas e jurídicas, e a sustentabilidade ambiental, já qur o Pegaí visa utilizar na grande maioria de seus materiais, objetos de reuso.
Fonte: Blog A Rede