Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Campos Gerais21/07/2014

Eixo ambiental é tema de Fórum de Responsabilidade Socioambiental Corporativa

III Fórum de Responsabilidade Socioambiental Corporativa apresentou cases de nove empresas dos Campos Gerais

A gestão de resíduos das empresas dos Campos Gerais foi tema do III Fórum de Responsabilidade Socioambiental Corporativa realizado no dia 15 de julho pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) dos Campos Gerais. O evento contou com a presença de 50 participantes, entre gestores e técnicos da área ambiental. 

A abertura foi realizada com a presença do coordenador regional da Fiep, Álvaro Scheffer, da gerente do SESI/ SENAI/ IEL Ponta Grossa, Denise de Paula Beninca, e do diretor regional do CPCE, Ney da Nóbrega Ribas, que deram as boas vindas aos participantes. 

A programação contou com a apresentação da palestra da Iguaçu Celulose Papel, representada pela analista de sistema de gestão ambiental da empresa, Sônia Anhaia, que falou sobre a legislação e o planejamento para implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos, trazendo a prática realizada por eles na indústria.

Após a abertura, foram apresentados os cases de Boas Práticas divididas em três mesas temáticas: Sustentabilidade na Cadeia de Valor e Produção; Educando na Sustentabilidade; e Políticas de Responsabilidade Socioambiental: comitês e comissões em prol da Sustentabilidade.

clique para ampliar>clique para ampliarApresentação do case do Grupo Hubner. (Foto: Divulgação)

A primeira mesa contou com a apresentação do case do Grupo Hubner de aproveitamento de resíduos industriais no sistema de carbonização (confira a apresentação aqui) mostrado pelacoordenadora do sistema da qualidade e meio ambiente do grupo, Renata Regis Florisbelo. Além desse projeto, a Heineken Brasil apresentou seu processo de gestão de resíduos para descarte encaminhados ao consumo de suínos e para tratamento em biodigestores em geração de biogás e a geração de energia elétrica (confira a apresentação aqui). Fora da área industrial, o Colégio Sagrado Coração de Jesus apresentou o case de descarte de materiais como papel e papelão, plásticos, pilhas, lâmpadas fluorescentes e lixo eletrônico (confira a apresentação aqui).

A mesa sobre Educação na Sustentabilidade começou com a apresentação do case Arte com Sustentabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ponta Grossa, que consiste em um curso realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Grossa em que são utilizados materiais de reaproveitamento incentivando o respeito ao meio ambiente e ações participativas e sociais. A empresa Águia Florestal explicou como funciona o projeto Guardiões da Natureza, criado pelo Batalhão de Polícia Ambiental em 2008, com o objetivo de promover a educação ambiental para crianças da rede pública de ensino, na faixa de 10 a 14 anos, pertencentes a comunidades fragilizadas e geralmente indicadas pelos órgãos parceiros deste projeto (confira a apresentação aqui). A CCR Rodonorte apresentou o case o projeto socioambiental SacoLona/UniFormas que transforma lonas e uniformes em produtos criativos que substituem sacolas, bolsas e outras embalagens. (confira a apresentação aqui).

A terceira mesa Políticas de Responsabilidade Socioambiental: comitês e comissões em prol da sustentabilidade começou com a apresentação do projeto EcoPostal, dos Correios, que doa os uniformes dos carteiros, malotes e malas postais, sem condições de uso interno, para entidades sem fins lucrativos utilizarem de matéria prima em produtos artesanais como bolsas, sandálias, mochilas, roupas infantis, etc. De acordo com o representante da instituição, Mauro Cezar Grabicoskidos, só no Paraná são 3.500 carteiros que geram para descarte aproximadamente 7 mil camisetas e 3 mil malotes/malas postais por ano (confira a apresentação aqui). A Companhia Paranaense de Energia (Copel) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PR)  apresentaram como funcionam suas Comissões Internas Socioambientais (confira as apresentações aqui: Copel | CREA). 

clique para ampliar>clique para ampliarRepresentantes das empresas que apresentaram suas boas práticas. (Foto: Divulgação)

A coordenadora executiva do CPCE Rosane Fontoura, encerrou o evento agradecendo a presença de todos e parabenizando o envolvimento na organização desses fóruns. “A primeira edição teve a participação das empresas do conselho com práticas e projetos com vários enfoques e na segunda edição foram apresentado ações do CREA realizadas de acordo com os Princípios do Pacto Global e da responsabilidade socioambiental. Ainda este ano prevemos a realização do IV Fórum”, explica Rosane. A coordenadora executiva ainda convidou os participantes a acompanharem as atividades que o CPCE está realizando em Curitiba neste ano que comemora 10 anos de existência. 

Para a Coordenadora do Sistema da Qualidade e Meio Ambiente da Hubner, Renata Regis Florisbelo, o evento foi uma importante oportunidade de difundir as boas práticas em gestão de resíduos na região. “O fórum promoveu o compartilhamento de iniciativas de gestão de resíduos contribuindo para a troca de experiências e propiciando ideias para melhorias entre as instituições participantes”, ressalta Renata

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.