No dia 09 de março o professor Farley Simon da Nobre da UFPR, apresentou o tema Inovação Dinâmica e Desenvolvimento Sustentável: Competências Organizacionais, Gerenciais e Tecnológicas, que retrata um pouco do livro de sua coautoria.O professor fez o doutorado na University of Birmingham na Inglaterra, e está há 5 anos no CPCE, sempre colaborando com o debate sobre a Sustentabilidade dentro do Conselho.
Trouxe reflexões sobre os dos livros que é co-autor , mas se dedicou ao 2° livro( Inovação Dinâmica e Desenvolvimento Sustentável) não deixa de também como no 1° "as empresas mais modernas 80/90 especialmente quando os mercados foram abertos e isso reflete de as empresas mascararem por não saber o que fazer ou não foram preparadas como o fazer a sustentabilidade, o quanto as universidades brasileiras se transformarão". Muitos professores da Europa por exemplo questionam numa sala de reunião o que se está fazendo para transformar essas disciplinas, esse é um grande desafio que se tem no individual. Quando neste nível quando se fala das competências essenciais para a organização nos seus níveis macro gerencial, organizacional e operacional tecnológicos, é tentar mostrar como poderiam/ podem desenvolver e manter essas competências essencias que está definido como um conjunto de conhecimentos de uma empresa que a leva a ser distinta no mercado. Por exemplo a Apple. Essa competência que só a empresa tem é denominada competência essencial, que é um conjunto de conhecimentos que é difícil de imitar, copiar e geralmente a empresa quer proteger. Embora saibamos que a inovação hoje precisa ser dinâmica interpretando o conceito de dinamismo como se fosse adaptação de DARWIN, adaptação as novas condições social e ambiental, a empresa não está preparada para o conceito do desenvolvimento sustentável,
Nesta ocasião, estiveram presentes representantes da Fac. Santa Cruz, Facecla, FAE, UFPR, UNIBRASIL, UP, UTFPR e outras organizações que tratam com projetos educacionais. Segundo Wanda Camargo da Unibrasil , o professor Farley realizou uma exposição instigante, que propiciou uma excelente discussão sobre a educação na sustentabilidade. O tema mobilizou os professores presentes, os quais, em depoimentos sinceros, ressaltaram os problemas e dificuldades de promover educação de qualidade sobre o tema.