O XI Congresso Brasileiro de Administração (CONBRAD), realizado de 08 a 11 de setembro em Maringá, abordou assuntos relacionados a inovação, sustentabilidade e responsabilidade social, reunindo aproximadamente 900 estudantes e profissionais de administração. O evento teve como objetivo disseminar conhecimento e fomentar o debate aos participantes a cerca do meio em que vivem e do futuro que possam vir a presidir.
Ao todo, dez instituições de ensino colaboram com a organização e logística do evento e o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) de Maringá atuou como facilitador na organização relacionamento com o palestrante e responsável pela área logística do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), Mario Fuji.
Em sua palestra, Fuji propôs a reflexão sobre o que podemos fazer para este mundo ser melhor. Falou da importância das atitudes pensadas em prol da sociedade destacando o trabalho do Inpev nas questões de gerenciamento de resíduos e logística reversa.
Além dele, a programação do evento contou com a participação de palestrantes renomados, como o Diretor Corporativo de Marketing do Grupo Positivo e Diretor-Geral da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo, Rogério Mainardes; do ex-prefeito de Maringá e profissional da área de sustentabilidade, Sílvio Barros; do Diretor do Centro de Empreendedorismo do Gordon College, Carter Crockett; e do sócio proprietário da empresa JRM Inovação Empresarial, José Rafael Medeiros Filho. O congresso contou ainda com apresentações culturais, como o Coral de Sinos do Instituto Adventista do Paraná (IAP) e o Coral de Vozes do Colégio Santa Cruz.
Assim como as empresas de Maringá aderiram ao Pacto Global, as universidades do município estão aderindo os Princípios da Educação em Gestão Responsável (PRME) para reforçar o desenvolvimento de líderes sustentáveis.