A coordenação do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) e a vice-presidente do CPCE Londrina, Kimiko Yoshii, realizaram na segunda-feira (12) um encontro no Sindimetal Londrina para divulgar o curso EaD “Empresário do Terceiro Milênio” para empresas associadas ao sindicato. Participaram do encontro, entre outras, a Indusfrio-Indústria de Refrigeração; Hidromar, Hydronorth, Metalrevest, Metalsolution, Rota Indústria, Cromadora Londrinense, ME e Sercontel.
O curso busca sensibilizar para uma gestão empresarial atuante nas dimensões social e ambiental. O Sindimetal promove a responsabilidade social como compromisso assumido por empresas modernas, nas quais os dirigentes estão voltados não somente para a produção, mas também para a qualidade de vida de seus trabalhadores e de sua comunidade.
A valorização do empregado traz retorno imediato, ele assume o papel de colaborador da empresa, comprometido com seus objetivos. “Após um encontro do CPCE a gente não sai da mesma forma que chegou”, afirma o presidente do Sindimetal Londrina, Walter Orsi. “A cada reunião do Conselho nos enriquecemos com informações e ideias para transformar nossas empresas num ambiente melhor”, ressalta.
“Nesses encontros temos exemplos de atitudes simples que fazem toda a diferença para um mundo melhor. O trabalho do CPCE junto às empresas londrinenses auxilia no desenvolvimento de empresários mais conscientes e preocupados com o planeta, com o meio ambiente e com o ser humano”, afirma Orsi.
Mostra de projetos - No dia seguinte ao encontro, foi realizada na Aldeia Coworking, em Londrina, a Mostra de Projetos - Nós Podemos Paraná, com a participação dos representantes do CPCE. Fabiane Souza de Medeiros, técnica do Programa Municipal de Economia Solidária, destacou a importância de conhecer os Princípios do Pacto Global e de como trabalhar com políticas públicas, programas e projetos para o Desenvolvimento Sustentável Local.
Ela disse considerar imprescindível aproximar os três setores - público, privado e terceiro setor - para que não trabalhem isolados, mas desenvolvam ações em conjunto para a resolução dos problemas sociais.