Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




09/11/2023

CPCE em Fórum da ACIC em Cascavel

Reunindo empresários, universitário, técnicos e especialistas, no dia 08 de novembro realizou-se em Cascavel um encontro com a participação de 230 pessoas para debater os critérios: ambientais, sociais e governança, mundialmente conhecida por ESG.

Com o objetivo de promover a conscientização e a aplicação de boas práticas de ESG no universo corporativo, fortalecendo a economia local e regional, o evento contou com uma programação que se iniciou com a introdução à temática do ESG pelas representantes do Núcleo ESG da ACIC. Jaqueline Metzner, do Sicoob, em seguida, apresentou sua abordagem sobre ESG na visão do mercado financeiro e logo depois o consultor Luciano Fernandes proferiu uma palestra sobre a jornada da Heineken no ESG. Finalizando o evento, foram convidados ao palco para compartilhar seus cases, representantes do Conselho de Responsabilidade Social – CPCE da Fiep, Nutriplan e Cais Coworking.

Em sua fala, Rosane Fontoura, representando o Conselho de Responsabilidade Social – CPCE, explanou acerca das Projetos e Ações que o conselho desenvolve, pautando-se na Agenda 2030, trazendo também a conhecimento do público os grandes eixos de atuação do conselho em prol do S do ESG: Campanha dos Incentivos Fiscais e Educando na Sustentabilidade. Em sua fala, ressaltou ainda, o trabalho feito em Cascavel e região pelo CPCE e mencionou o engajamento do poder público municipal, das empresas e organizações conselheiras que por meio de Politicas Públicas, Projetos e Práticas de cidadania empresarial, desenvolvem propósitos de mudança, fazendo a diferença na construção de um mundo melhor, no enfretamento à emergência climática e outros cenários. E finalmente parabenizou a iniciativa da ACIC em promover o debate sobre os critérios ESG que alancam o alcance dos ODS.

Rosane apresentou o Sr. Gilberto Bordin, que estava na plateia e liderou as ações do Conselho nos últimos anos e também mencionou a existência do Edital ESG, do SESI,  uma iniciativa que objetiva instrumentalizar a prática do ESG entre as indústrias paranaenses, com foco em desenvolver ações que melhorem os processos ambientais, sociais e de governança da indústria. “Reduzir o impacto ambiental, desenvolver a comunidade do seu entorno e criar processos para uma gestão eficaz, são ações que só trazem ganhos para a indústria, o mercado e a sociedade”

A vice-presidente da Acic para Assuntos de ESG, Bruna Saara, destaca a importância desse evento inédito: “Estamos diante de uma oportunidade única para conectar mais empresas a uma nova realidade, pautada na sustentabilidade. O ESG não é mais apenas uma tendência, mas sim um instrumento bastante útil para as organizações que buscam prosperar e se consolidar no mundo contemporâneo dos negócios".