Fortalecer os empresários dos Campos Gerais por meio de incentivos à responsabilidade social corporativa foi um dos compromissos firmados durante a cerimônia de oficialização do Conselho Paranaense de Cidadania Empresaria (CPCE), na noite de ontem (31.10), na sede da OAB Ponta Grossa. O empresário Ney da Nóbrega Ribas foi nomeado vice-presidente do CPCE Campos Gerais.
No encontro, que teve a presença de empresários e dirigentes de sindicatos da região, o presidente executivo do CPCE, Victor Barbosa, afirmou que o comprometimento só é possível quando os empresários tiverem um exemplo a seguir, e aqui entra o papel do Conselho. "O CPCE não executa projetos de responsabilidade social. É apenas um estimulador de ideias e articulador de ações que desenvolvam a sociedade como um todo. Fazendo isso, possibilita a competitividade no mundo onde quem não investe em sustentabilidade tende a reduzir sua lucratividade", ressaltou.
A dificuldade de articular e reunir empresários da região é considerado um dos desafios pelo coordenador da regional da Fiep em Ponta Grossa, Luiz Gustavo Batista de Carvalho. "Uma semente está sendo plantada hoje. A região tem suas peculiaridades e uma delas é a dificuldade de conseguir mobilizar a classe para conversar sobre a gestão sustentável de seus negócios. Acredito que não por falta de interesse, mas até então não sabiam a quem recorrer. O CPCE vai abrir caminhos e nos ajudar a formar empresários com uma visão diferenciada, comprometidos com a educação e cultura da região", afirmou.
Ney da Nóbrega Ribas, que assumiu voluntariamente o cargo de vice-presidente do CPCE Campos Gerais, enfatizou sua vontade de fomentar mudanças e contribuir com articulação de indústrias e sindicatos para trabalho voluntário, social e corporativo. "Pretendo trazer profissionais de diferentes segmentos da sociedade para participar do CPCE. Confio que teremos força e efetividade para promover as transformações sociais que queremos", afirmou Ribas, que também colocou sobre a importância de ações que visam a qualidade de vida nas empresas e nas comunidades do seu entorno.
Novos passos - No próximo dia 10 de novembro, Cascavel também receberá uma regional do CPCE. Empresários, instituições de ensino e presidentes de sindicatos já receberam o convite pra oficialização, que acontece às 16h na coordenadoria regional da Fiep em Cascavel. "O intuito é prestar um apoio mais eficiente, às indústrias e aos sindicatos, levando em conta o fator econômico e social de cada região", explica Victor Barbosa.