Em uma parceria com o SESI, o Conselho de Cidadania Empresarial de Londrina promoveu a oficina “Sustentabilidade para a Competitividade” na última quinta (7). O evento aconteceu no Auditório da FIEP com representantes de 20 instituições e teve como objetivo apresentar uma ferramenta que visa contribuir para a difusão de uma cultura empresarial comprometida com o desenvolvimento sustentável, o Modelo Sesi de Sustentabilidade.
A empresária Sra Kimiko Yoshii, Diretora Regional do CPCE em Londrina, em sua saudação aos participantes ressaltou: “Não podemos cruzar os braços, pois somos responsáveis pelo nosso planeta. As empresas precisam disseminar a cultura da sustentabilidade, não só ambiente de trabalho, mas envolvendo os colaboradores para que também possam ser multiplicadores desta causa.”
A oficina foi ministrada pela assistente social e analista técnica em Responsabilidade Social no Sesi no Paraná, Nayara Cristine Peixoto, e pela consultora em responsabilidade social do Sesi no Paraná Maria Carolina de Castro Leal, que na oportunidade apresentaram o Modelo SESI de Sustentabilidade.
O Modelo SESI de Sustentabilidade é uma ferramenta de análise e avaliação que introduz o empresariado aos principais fatores de Sustentabilidade, internos e externos à empresa que promove a adoção de novas práticas de gestão e a construção de indicadores nas empresas. A ferramenta foi desenvolvida a partir de um projeto de cooperação técnica entre o Sesi Nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas brasileiras. O convênio foi assinado em junho de 2011, em Brasília, e o Paraná é um dos seis Estados participantes.