Na última reunião do ano da Equipe de Projetos Sustentabilidade na Cadeia de Valor do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), no dia 7 de outubro, dando sequência a programação de 2015, a empresa IBEMA apresentou seu case de sustentabilidade.
A IBEMA é a terceira maior fabricante de papelcartão do País, contribuindo para a confecção de milhares de embalagens, e tem na sua missão o desafio de “produzir e distribuir papelcartão, mantendo e ampliando a preferência dos clientes pela superação das suas expectativas, criando valor de maneira sustentável para o acionista e a comunidade”.
Na ocasião, a Supervisora de Suprimentos, Loreane de Oliveira Roters, apresentou algumas das certificações que a IBEMA possui como a ISO 14001, que estabelece o monitoramento dos processos que viabilizam a rentabilidade da organização e a preservação ambiental por meio do comprometimento de todos os seus colaboradores e a FSC-Forest Stewardship Council que atesta a produção responsável de produtos florestais.
A supervisora falou sobre a quantidade de fornecedores que a indústria tem hoje, cerca de 5000, e comentou sobre a gestão de fornecedores e a dificuldade inicial que havia com relação ao controle de todos os processos envolvendo-os. “Atualmente há um controle formalizado e eficiente que trata dos fornecedores por meio de categorias” explicou.
No que diz respeito às transportadoras, foram citados alguns dos processos, dentre eles a homologação, o controle e a averiguação que são feitos, tanto na entrada quanto na saída da empresa por meio da utilização da escala de Ringelmann, uma escala para medir a densidade aparente do fumo e que cumpre uma necessidade importante no trabalho de redução de fumo e em certos problemas relacionados com a combustão.
Roters ainda apresentou uma relação de documentos que são solicitados para os contratos entre a IBEMA e transportadoras e como é feita a gestão de documentos a vencer. Explicou como tratam a questão de componentes químicos na empresa e com prestadores de serviços, mostrando também os documentos que são solicitados pela empresa na celebração de contratos, e ressaltou que embora no início esses controles fossem difícil de ser implantados, os processos que a IBEMA adotou foram qualificando toda a cadeia de fornecedores. Segundo ela “a reunião foi bem legal, com boa discussão, proveitosa, de troca e aprendizado com boa participação”.
Após a apresentação os componentes da EP levantaram trabalhos a serem desenvolvidos em 2016, que serão levados para aprovação e depois trabalhados no decorrer do próximo ano.